Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil teve quase dois mil casos confirmados e nove mortes devido ao sarampo

Compartilhe esta notícia:

A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola, sendo a única maneira de prevenção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um balanço divulgado na quarta-feira (19) mostra a confirmação de 1.735 casos de sarampo em todo o Brasil – existem outros 7.812 sob investigação nos Estados do Amazonas e Roraima.

De acordo com o Ministério da Saúde, há registros da doença em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (24); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (13) e Sergipe (4). No total, foram nove mortes registradas.

Calendário

Transmitido pelo contato com as secreções expelidas pela tosse, espirro e fala, o sarampo pode ser prevenido por meio da vacina. Na sexta-feira (14), o Brasil atingiu a meta de imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos em 4,4 mil municípios, onde foram aplicadas 10,7 milhões de doses.

Dado o caráter contagioso, a imunização torna-se ainda mais importante para evitar o contágio. As doses são oferecidas durante todo o ano nas mais de 36 mil salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País.

Além das crianças, pessoas com idades entre 10 e 29 anos precisam receber outras duas doses; dos 30 aos 49 anos, mais uma aplicação da tríplice viral.

Rio Grande do Sul

Mais de 95% das crianças gaúchas maiores de um ano e menores de cinco tomaram as vacinas que protegem contra a poliomielite e o sarampo durante a campanha de vacinação deste ano, ocorrida entre 6 de agosto e 14 de setembro.

O Rio Grande do Sul registrou os índices de 95, 53% de cobertura vacinal da pólio e 95,59% do sarampo. Para as cidades que ainda não atingiram a meta, a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que sigam com a campanha, aplicando as duas vacinas como uma dose extra ao calendário vacinal de rotina e continuem atualizando o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). As vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro para todas as faixas etárias.

Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre confirmou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite até o dia 28, somente nas Unidades de Saúde que não atingiram 95% de cobertura do público-alvo até o momento. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde, divulga os nomes e endereços das 80 unidades de saúde do município que seguirão aplicando as doses.

De acordo com dados parciais de registros no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, até 17h30min de quarta-feira (19), a cobertura de vacinação chegou a 77,47% para poliomielite e 76,75% para sarampo. O número de doses aplicadas durante a campanha chega a 50.026 de vacinas contra sarampo e 50.498 doses contra poliomielite. A meta estimada pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre é de pelo menos 61,9 mil crianças de 1 a menos de 5 anos, que correspondem a 95% das 65.181 estimadas como população-alvo pelo ministério.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A candidata Marina Silva criticou o voto útil e disse que a campanha presidencial só começou para valer com a entrada de Fernando Haddad na disputa
Deputados do chamado “Centrão” já abandonando a campanha do presidenciável Geraldo Alckmin para apoiar Bolsonaro
https://www.osul.com.br/o-brasil-teve-quase-dois-mil-casos-confirmados-e-nove-mortes-devido-ao-sarampo/ O Brasil teve quase dois mil casos confirmados e nove mortes devido ao sarampo 2018-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar