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Mundo O carro que teria sido de Adolf Hitler não atingiu o valor mínimo em leilão nos Estados Unidos

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O luxuoso Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagen. (Foto: Reprodução)

Um carro Mercedes-Benz 1939 que teria sido usado pelo ditador alemão Adolf Hitler (1889-1945) foi colocado para venda em um leilão em Scottsdale, Arizona (EUA) nesta semana, mas os lances não atingiram o valor mínimo e veículo não foi vendido.

A casa de leilões Worldwide Auctioneers disse que os lances chegaram a US$ 7 milhões (R$ 22 milhões), abaixo do mínimo de US$ 10 milhões esperados. Mas “as negociações pós-leilão continuam”, disse a Worldwide Auctioneers – ou seja, o carro ainda pode ser vendido.

O Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagen, fabricado em 1939, é um dos apenas cinco carros do tipo existentes. A casa de leilões afirma que o veículo foi encomendado por Hitler e usado por ele em desfiles durante seu governo. O veículo foi tomado pelo Exército norte-americano depois da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Para a Worldwide Auctioneers, o carro tem valor histórico e é “um memorial definitivo da vitória dos Aliados sobre o mal”. A casa de leilões sofreu críticas, porém, devido à venda do carro, com preocupações em relação à compra de artefatos nazistas por simpatizantes da ideologia.

Em resposta, a casa de leilões prometeu doar 10% do valor de venda do veículo ao Centro Simon Wiesenthal, uma organização não-governamental judaica de direitos humanos.

Nas redes sociais a Worldwide Auctioneers afirmou que, “de modo algum, a proposta desse leilão é glorificar Hitler e suas políticas destrutivas”. “O objetivo é mostrar um dos mais notáveis carros do século, construído por pessoas talentosas e que representa o auge em expertise”’, explicou.

Outros questionam o valor histórico do carro: “Há muitas Mercedes nas quais Hitler se sentou. Por isso, atribuir valor histórico a esse veículo só porque Hitler uma vez encostou seu ‘derrière’ nele…”, disse o historiador Michael Rubinoff, da Universidade Estadual do Arizona, ao jornal “Arizona Republic”.

História

A história do carro, de placa 1A 148461, está meticulosamente documentada. Somente 88 exemplares do modelo foram produzidos na fábrica de Sindelfingen, nos arredores de Stuttgart, entre 1938 e 1945.

Apenas cinco sobreviveram à Segunda Guerra Mundial – além do que está nos EUA, que foi confiscado pelas tropas americanas, um exemplar está no museu da marca alemã e outros três pertencem a colecionadores privados.

Para os aficionados, o “Super-Mercedes” conversível, também conhecido como W150, é uma obra de arte. Ele tem seis metros de comprimento e pode acomodar até oito pessoas. Alimentado por um motor de oito cilindros e 7,7 litros, possui potência de 230 cv e alcança uma velocidade máxima de 160 km/h – números impressionantes para o início dos anos 40.

Adaptações

O modelo de série, no entanto, serviu apenas de base para o carro, que teve de ser adaptado para a segurança do Führer. As especificações exatas foram ditadas pelo motorista de Hitler, o oficial da SS Erich Kempka – o mesmo que mais tarde seria encarregado de queimar com gasolina o corpo de Hitler, no dia 30 de abril de 1945.

Entre as adaptações feitas pelos nazistas, segundo documentos fornecidos pela Worldwide Auctioneers, estão os vidros de 40 mm e carroceria de aço de 18 mm de espessura, que eram responsáveis pela blindagem do automóvel.

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