Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O chefe do governo espanhol descarta diálogo com a Catalunha

Compartilhe esta notícia:

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. (Foto: Diego Crespo/Pool Moncloa)

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou taxativamente que impedirá que uma eventual declaração de independência da Catalunha produza quaisquer efeitos e se disse contrário à negociação para resolver o desafio independentista catalão, ressaltando que “a unidade da Espanha não se negocia” e “sob chantagem não é possível construir nada”.

“Enquanto não voltar à legalidade, claro que não vou negociar”, afirmou Rajoy em entrevista publicada neste domingo (8) pelo jornal El País, na qual o chefe de governo disse que “a Espanha vai continuar sendo a Espanha e vai continuar durante muito tempo”.

Na sua primeira entrevista a um diário espanhol desde o início da crise entre Madri e Barcelona, Rajoy assegurou que, para seu governo “a única coisa que existe é a ideia de que não se pode dialogar sobre a unidade da Espanha, nem intermediar nem ser objeto de mediação, nem negociar com a ameaça de romper a unidade do Estado”.

Ao longo da entrevista, ele reiterou que a Espanha “não vai se dividir” e que o governo usará “todos os instrumentos que a legislação dá” para conseguir isso.

“O governo vai tomar as decisões que tiver que tomar no momento preciso”, assegurou Rajoy, acrescentando que “quem tiver que tomar a decisão deve fazê-lo com prudência e estando consciente das consequências da decisão que tomar”.

Rajoy condicionou essa tomada de decisões ao fim das “ameaças independentistas” que, diz, tornam “muito difícil” que o governo adote qualquer medida para acabar com a crise catalã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Três em cada dez americanos têm armas: A maioria diz que busca se proteger
Com reaproximação entre os dois países, mais de 35 mil cubanos podem ser repatriados dos EUA
https://www.osul.com.br/o-chefe-do-governo-espanhol-descarta-dialogo-com-a-catalunha/ O chefe do governo espanhol descarta diálogo com a Catalunha 2017-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar