Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O cineasta Martin Scorsese ganhou o prêmio espanhol Princesa de Asturias das Artes

Compartilhe esta notícia:

Scorsese levou 50 mil euros e uma escultura de Joan Miró. (Foto: Reprodução)

O cineasta americano Martin Scorsese foi o grande vencedor do prêmio espanhol Princesa das Astúrias das Artes, pela transcendência de sua obra que o tornou uma “figura indiscutível do cinema contemporâneo”.

Scorsese, 75 anos, dirigiu “mais de 20 de filmes que já fazem parte da história do cinema e permanece atualmente em plena atividade”, afirmou o júri em sua decisão, divulgada em Oviedo, que fica localizada no Norte da Espanha.

Vencedor do Oscar de melhor diretor por Os infiltrados (2006) e de muitos outros prêmios em sua longa carreira, Scorsese é responsável por obras-primas como Taxi Driver (1976), Touro indomável (1980), Os bons companheiros (1990), entre outros.

O júri destacou que o norte-americano “desenvolveu também uma intensa e ampla tarefa de recuperação, restauração e difusão do patrimônio cinematográfico histórico” por meio de projetos como The Film Foundation e World Cinema Project. O prêmio das Artes é o primeiro dos oito anunciados pela Fundação Princesa da Astúrias.

Dotados com 50 mil euros e uma escultura criada por Joan Miró, o prêmio homenageia pessoas ou instituições relevantes em áreas que vão da pesquisa científica aos esportes.

Cannes

O diretor também será homenageado em 9 de maio, durante a programação do Festival de Cannes. Ele receberá o prêmio Carrosse d’or como reconhecimento de sua contribuição à sétima arte. Na ocasião da entrega, será exibido o filme Caminhos perigosos, seu primeiro sucesso, que integrou a Quinzena dos Realizadores no festival francês em 1974. Dois anos depois, ele recebeu a Palma de Ouro por Taxi Driver. Em 1986, Scorsese foi eleito, na premiação, o melhor diretor pelo filme Depois de horas.

Especial para Netflix

A Netflix anunciou que Martin Scorsese dirigirá um programa especial de comédia, que reunirá o grupo de comediantes do ilustre “Second City TV” (SCTV), programa canadense de esquetes humorísticas que foi ao ar entre 1976 e 1984.

O especial comandado por Scorsese reunirá as lendas da comédia e ex-participantes do show Joe Flaherty (“Um Maluco no Golfe”), Eugene Levy (“American Pie: O Reencontro”), Andrea Martin (“Casamento Grego”), Catherine O’Hara (“O Melhor do Show”), Martin Short (“Vício Inerente”) e Dave Thomas (da série “Bones”) em frente a uma plateia ao vivo no dia 13 de maio, na cidade de Toronto, Canadá. O show será moderado pelo apresentador e comediante Jimmy Kimmel, que apresentou as duas últimas edições do Oscar.

O especial deve reunir tanto os momentos do show ao vivo com o elenco quanto outras fontes para criar uma espécie de documentário sobre o grupo. A data de estreia ainda não foi divulgada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente interino Michel Temer diz que está “preparadíssimo” para vaias na abertura da Olimpíada
Juízes repudiam denúncia de Lula contra Sérgio Moro na ONU
https://www.osul.com.br/o-cineasta-martin-scorsese-ganhou-o-premio-espanhol-princesa-de-asturias-das-artes/ O cineasta Martin Scorsese ganhou o prêmio espanhol Princesa de Asturias das Artes 2018-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar