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Brasil Conselho de Autorregulamentação Publicitária absolveu propaganda do Burger King sobre poligamia

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Marca colocou um "trisal" para falar de promoção dupla de hambúrguer. (Foto: Reprodução de internet)

O Burger King foi absolvido pelo Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) no caso de um comercial que, após exaltar uma relação poligâmica, recebeu mais de 20 reclamações de consumidores. O anúncio, de fevereiro, vende sanduíches com o slogan “por que se contentar com um só?”. Os insatisfeitos que procuraram o Conar alegaram que a bigamia é ilegal.

Liberdade de expressão

Alguns mencionaram que a publicidade foi veiculada em horários próximos a programas infantis. A defesa mostrou que a veiculação foi majoritariamente destinada a adultos. O Burger King também disse que não desrespeitou ordem legal ou ética e que não insinuou que eles eram casados. Também afirmou que esse modelo de namoro não é uma infração. A relatora reforçou a garantia da liberdade de expressão e de diferentes formas de relacionamento afetivo, “tal como manifestado pelo STF [Supremo Tribunal Federal] em maio de 2011”. O Conar, então, arquivou o caso.

Bolsonaro

Há pouco mais de uma semana, o Burger King apresentou um vídeo com uma alfinetada ao veto do presidente Jair Bolsonaro à propaganda do Banco do Brasil. Bolsonaro disse que o comercial, pautado pela diversidade, “não era sua linha”.

Peças publicitárias “agressivas”

Famosa por suas peças publicitárias “agressivas” e “sinceronas”, o Burger King gosta de provocar nas redes sociais. Dessa vez, os responsáveis pela rede no Brasil lançaram um recrutamento de atores interessados em estrelar seu próximo comercial. O que chamou a atenção, no entanto, foram os critérios exigidos dos candidatos. Ao invés de escolaridade e experiência, a condição primordial era ter participado do comercial do Banco do Brasil que foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Comunicado

“Procura-se elenco para comercial. O Burger King está recrutando pessoas para seu novo comercial. Para participar, basta se encaixar nos seguintes requisitos: Ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso. Curtir fazer selfie é opcional. No Burger King, todo mundo é bem vindo. Sempre. Entre em contato pelo e-mail: recrutafilme@burgerking.com”, dizia o comunicado publicado nas redes sociais da empresa. O resultado foi imediato. Em poucos minutos a publicação já contava com milhares de impressões, entre comentários e compartilhamentos.

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https://www.osul.com.br/o-conar-absolve-a-propaganda-do-burger-king-sobre-poligamia/ Conselho de Autorregulamentação Publicitária absolveu propaganda do Burger King sobre poligamia 2019-05-18
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