Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O deputado Celso Jacob foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar no aeroporto de Brasília

Compartilhe esta notícia:

Deputado afirma que não roubou e que foi condenado por 'erro administrativo'. (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta terça-feira (6), no aeroporto de Brasília (DF), o deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto (que permite o trabalho fora da cadeia durante o dia). O deputado foi preso logo ao desembarcar na capital federal.

No último dia 23, o STF rejeitou recurso apresentado pela defesa de Jacob e determinou a imediata execução da pena. A decisão da Primeira Turma do STF foi unânime e confirmou a condenação do parlamentar por falsificação de documento público e dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei quando era prefeito de Três Rios (RJ).

Em nota, o deputado afirmou que nunca roubou “um centavo sequer”, queixou-se da impossibilidade, segundo ele, de apresentar novas provas ao Supremo Tribunal Federal e disse ter sido condenado devido a um “um erro administrativo”.

Jacob foi condenado em 2006 e teve um primeiro recurso negado pelo STF em agosto do ano passado, mas a defesa recorreu novamente.

Na sessão do dia 23, os ministros da Primeira Turma consideraram que os recursos visavam apenas atrasar o processo e decidiram declarar o “trânsito em julgado”, isto é, a conclusão da ação, para cumprimentos dos efeitos da condenação.

Acusação

Ex-prefeito de Três Rios (RJ), Jacob foi acusado de contratar uma construtora inabilitada em licitação em 2002 para concluir, no final de 2003, a construção de uma creche. Para dispensar uma nova licitação, Jacob decretou estado de emergência na cidade.

Para custear as obras, ainda teria inserido, junto com um assessor, um crédito extra numa lei aprovada pela Câmara dos Vereadores, embora o projeto original não contava com o acréscimo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vem aí o Dia Mundial da Limpeza. O objetivo é uma gigantesca ação cívica de limpeza de lixo e resíduos em praias, rios, florestas e ruas
Preço do aluguel cai 8,48% no Brasil: Apesar da queda, cidades como São Paulo e Florianópolis tiveram aumento no valor da locação
https://www.osul.com.br/o-deputado-celso-jacob-foi-preso-pela-policia-federal-ao-desembarcar-no-aeroporto-de-brasilia/ O deputado Celso Jacob foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar no aeroporto de Brasília 2017-06-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar