Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O deserto do Saara está com neve em suas dunas. É um evento raro

Compartilhe esta notícia:

Cobertura de neve durou pouco. (Foto: Reprodução)

Certas dunas do deserto do Saara foram vistas com neve na segunda-feira (8) por alguns argelinos. O raro evento aconteceu apenas três vezes nos últimos 37 anos, perto da cidade de Ain Sefra, na Argélia, segundo informações da revista Forbes.

Com temperaturas por volta de 1ºC, os moradores do norte de Ain Sefra aproveitaram para se divertir nas pequenas áreas cobertas por um tapete branco, pouco antes de ele começar a derreter.

Algumas áreas do Saara registraram 40 cm de neve, ao mesmo tempo em que os habitantes da costa leste dos EUA lidam com um período de frio extremo.

Ain Sefra, conhecida como “o portal do deserto”, tem uma média de temperatura de 37ºC durante os meses de julho e agosto. A região havia visto neve em dezembro de 2016 pela primeira vez em muitos anos.

A paisagem “congelada” não durou muito, conforme as temperaturas subiam ao longo do dia, mas foi o tempo suficiente para as crianças brincarem de trenó nas dunas e fazerem bonecos de neve.

Escolas dos Estados Unidos tentam definir funcionamento

Em Buffalo, Nova York, onde a temperatura mínima para o mês de janeiro é de -7,5 ºC, em média, as escolas públicas ficaram fechadas na sexta-feira (5), e a programação para o sábado também foi suspensa. O Motivo? Está frio. Muito frio. E vai piorar.

Mas como determinar se as atividades escolares devem ser suspensas em razão da (baixa) temperatura? Esta é uma questão que toda a Costa Leste dos EUA está se fazendo, especialmente nas áreas afetadas pelo que os meteorologistas estão chamando de “furacão de neve” ou “bomba ciclone”, que fez as temperaturas, já baixas, despencarem.

Nos EUA não existe um padrão nacional ou profissional sobre temperaturas que os adultos podem consultar para determinar se as crianças devem ser mantidas em casa ou não.

Os funcionários das escolas – e às vezes os diretores – tomam suas decisões caso a caso, geralmente avaliando vários fatores, incluindo a temperatura, a sensação térmica em razão dos ventos e as condições da estrada.

Keith Marty, superintendente do distrito escolar Parkway, no Missouri, publicou um texto para os pais no site do sistema de ensino nesta semana dizendo o seguinte: “Alguns de vocês nos perguntaram como decidimos ou não fechar as escolas em razão das baixas temperaturas. Como superintendente de um grande distrito escolar, é sempre um desafio balancear meu desejo de ter as crianças na escola com o meu desejo de mantê-las seguras”.

A localização da escola também é outro fator importante para determinar seu fechamento ou não. Em Minnesota, as crianças estão mais acostumadas com baixas temperaturas no inverno, ao contrário das crianças do Sul dos EUA.

Também estão em jogo preocupações sobre os requisitos de atendimento aos estudantes estaduais e questões de deslocamento (como por quanto tempo os alunos têm que esperar ao ar livre por transporte, se as estradas estão transitáveis para carro ou se o transporte público está funcionando), bem como os riscos para a saúde causados pelo frio e as condição de muitos edifícios escolares velhos ou mal conservados.

Muitos distritos também se preocupam com os estudantes que fazem a maior parte ou toda as suas refeições nas escolas e com aqueles cujos pais ou responsáveis não podem ficar em casa em razão do trabalho.

Matt Guilfoyle, porta-voz das escolas públicas do condado de Fairfax, na Virgínia, disse por e-mail que seu sistema escolar “acredita firmemente que os estudantes estarão em melhores condições, tanto acadêmicas quanto sociais, se continuarem nas escolas”, mas disse que cabe aos pais decidirem se enviarão ou não seus filhos para as atividades nos dias mais frios.

No caso de Buffalo, por exemplo, as autoridades locais decidiram fechar as escolas considerando as previsões de que as temperaturas ficariam em torno -17 ºC, mas com sensação térmica de -28 ºC em razão dos fortes ventos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Jornal levanta ficha criminosa de amigo de Cristiano Ronaldo
Um bilionário gastará 30 milhões de dólares em campanhas para que Donald Trump sofra impeachment
https://www.osul.com.br/o-deserto-do-saara-esta-com-neve-em-suas-dunas-e-um-evento-raro/ O deserto do Saara está com neve em suas dunas. É um evento raro 2018-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar