Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas O Dia D do PRB gaúcho

Compartilhe esta notícia:

Deputado federal Jair Bolsonaro esteve nessa terça-feira em Porto Alegre. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

O Partido Republicano Brasileiro deverá dar hoje o passo mais importante da sua trajetória no Estado, desde a criação da sua primeira bancada na Assembleia Legislativa, com Carlos Gomes, hoje deputado federal. O presidente nacional do partido, o advogado Marcos Pereira, vem a Canoas para sacramentar o ato de entrada do PRB na gestão de Canoas, com a bênção do prefeito Jairo Jorge (PT), que promete dar apoio integral à vice-prefeita Beth Colombo na disputa à prefeitura, em outubro.

Saída e crítica do PP

Beth Colombo, filiada ao Partido Progressista há 44 anos, desde os tempos da extinta Arena, cedeu ao apelo do prefeito Jairo Jorge e trocou de partido para viabilizar a candidatura à prefeitura. Em troca, o prefeito assegura ao PRB espaço privilegiado na gestão do município até o final da atual gestão. Se para o PRB tudo é festa, no PP o ambiente foi de frustração. Na saída do PP, Beth Colombo teve de ouvir do presidente estadual do PP, Celso Bernardi, a crítica de que o movimento na direção do PRB “atende a interesses pessoais”. Celso comentou esta semana a um grupo de progressistas que “surpreende porque jogamos todas as fichas na Beth Colombo e a apoiamos nos momentos mais difíceis”.

Como fica a relação do PRB com Sartori

A intenção do PRB é a de não colocar-se em rota de colisão com o governador José Ivo Sartori e manter-se independente. E, lógico, manter os espaços que ocupa no governo do Estado.

Mais um recado

Muita gente não entendeu a súbita presença do deputado federal Jair Bolsonaro em Porto Alegre. Na verdade, Bolsonaro veio a convite do general de exército Edson Leal Pujol, que ontem assumiu o Comando Militar do Sul. Pujol foi colega de turma de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras entre 1974 e 1977, em Resende, no Rio de Janeiro. Partiu dele o convite para que Bolsonaro participasse da passagem de comando. O detalhe relevante é que o general Pujol substituiu, no Comando Militar do Sul, o general Antônio Hamilton Martins Mourão, que foi afastado do comando depois de propor uma homenagem ao coronel gaúcho Brilhante Ustra, morto recentemente.

O manifesto dos advogados sobre a Lava-Jato

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) lembra que “a corrupção na Petrobras gerou prejuízos superiores a R$ 40 bilhões. A empresa já perdeu mais de US$ 200 bilhões em valor de mercado desde o início do governo Dilma Rousseff e despencou no ranking das principais petroleiras”. Por esta razão, segundo ele, o manifesto de advogados criminalistas, criticando a ação do ministério.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O pragmatismo político
Minha Casa, Meu Esgoto
https://www.osul.com.br/o-dia-d-do-prb-gaucho/ O Dia D do PRB gaúcho 2016-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar