Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Política > A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que libera 100% de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras

O DMLU quer mobilizar os bairros de Porto Alegre para o descarte adequado do lixo

DMLU programou uma série de ações para a última semana de março. (Foto: Tassiane Costeira/PMPA)

Entre os dias 22 e 27 deste mês, em meio às comemorações da Semana de Porto Alegre, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) realizará uma série de ações com moradores de diversos bairros da Capital. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade do descarte adequado de lixo e outros resíduos.

As atividades foram programadas pela Cgea (Coordenação de Gestão e Educação Ambiental) e começarão na sexta-feira (22), quando será instalada na rua Frei Clemente nº 382 (bairro São José) uma placa sobre proibição de descarte de lixo. No sábado, será feito um plantio sustentável na rua Maria Luíza Peres nº 390 (bairro Aparício Borges). A comunidade já se comprometeu a apoiar a ação.

Localizados na Zona Leste, ambos os bairros apresentam sempre um grande volume de acúmulo de resíduos descartados. A cada semana, o DMLU chega a recolher 2 a 4 toneladas de materiais na região.

Já para a terça-feira, está prevista a implantação de uma Estação Integrada de Compostagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildefonso Gomes, na rua Luiz Manoel nº 2 (bairro Santana). A instituição receberá horta, área de plantio e composteira para reaproveitamento de materiais orgânicos gerados. Posteriormente, alunos e funcionários participarão de uma atividade sobre gestão de resíduos.

A iniciativa tem o seu encerramento na quarta-feira (27) será oferecido um “Tour dos Resíduos” para cerca de 15 funcionários do DMLU. O grupo terá uma visita guiada à Estação Integrada de Compostagem da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo, um Plantio Urbano Sustentável no Acesso R do bairro Cruzeiro, a Unidade de Destino Certo da Princesa Isabel, a Estação de Transbordo e as Unidades de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro.

“O momento de comemoração nos remete ao carinho que sentimos por Porto Alegre, e é com a motivação deste sentimento que vamos realizar essas ações de educação ambiental diretamente nas comunidades”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Já o coordenador de Gestão e Educação Ambiental do Departamento, Marcelo Coimbra, salienta que a população precisa conhecer os projetos e ações que o DMLU realiza. “Isso é fundamental para que entenda a sua responsabilidade com o lixo gerado e destine os resíduos de forma correta, evitando problemas ao meio ambiente e à limpeza urbana”.

Programação

– Sexta-feira, 22 de março (9h30min)

Instalação de placa proibitiva de descarte de lixo
Local: Rua Frei Clemente nº 6, bairro São José

– Sábado, 23 de março (9h30min)

Plantio Urbano Sustentável
Local: Rua Maria Luíza Peres nº 390, bairro Aparício Borges

– Terça-feira, 26 de março (13h30min)

Estação Integrada de Compostagem
Local: Escola Estadual Ildefonso Gomes
Rua Luiz Manoel nº 2, bairro Santana

– Quarta-feira, 27 (13h30min)

“Tour dos Resíduos” para funcionários do DMLU
Saída da sede do DMLU
Avenida Azenha nº 631, bairro Azenha

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: