Últimas Notícias > Magazine > Cinema > Coringa é o primeiro filme “para maiores” a bater 1 bilhão de dólares de bilheteria

O Enem 2018 já recebeu mais de 2 milhões e meio de pedidos de isenção. O prazo termina neste domingo

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. (Foto: Agência Brasil)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) registrou, até o meio desta semana, 2,575 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O benefício pode ser solicitado até este domingo (15), na página do Enem 2018.

Neste ano, pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição é feito antes do período de inscrição. O resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril, e os candidatos que tiverem o pedido negado terão até o dia 29 de abril para apresentar recurso da decisão. A expectativa do Inep é de que cerca de 4 milhões de pessoas peçam o benefício neste ano.

Os candidatos que tiveram a isenção concedida no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição, entre os dias 7 e 18 de maio.

Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, o objetivo é garantir mais oportunidade para os jovens que necessitam da isenção, mas também garantir maior cuidado do dinheiro público e o desenvolvimento de uma consciência mais ética no cidadão. “Vamos fazer isso com mais critério e mais responsabilidade”, disse ela.

Ausência

A justificativa de ausência deve ser feita na mesma página em que são realizados os pedidos de isenção do Enem, naPágina do Participante. Será necessário validar os dados pessoais, informando CPF, data de nascimento e endereço. Em caso de divergência de informações, o candidato deve entrar em contato com Inep por telefone.

O próximo passo será informar a razão que o impediu de comparecer à aplicação do Enem em 2018. Os motivos pelos quais serão aceitos justificativas são os seguintes: acidente de trânsito; assalto ou furto; casamento; morte na família; acompanhamento de cônjuge; saúde; maternidade; paternidade e trabalho.

Nessa etapa, será possível marcar também a opção: Não tenho justificativa para comprovar minha ausência. Os motivos deverão ser acompanhados da documentação comprobatória, que deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG, e ter tamanho máximo de 2MB.

Quem

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2017 que tenham atingido a nota mínima nas provas.