Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Enem terá detectores contra fraude. Equipamentos de Wi-Fi e pontos eletrônicos vão evitar que os candidatos recebam informações externas

Compartilhe esta notícia:

Outra novidade é que provas também serão personalizadas com os nomes e números de inscrição dos quase 8 milhões de candidatos. (Foto: Reprodução)

Após vazamentos das provas e do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação, vai utilizar detectores de equipamentos eletrônicos e de transmissões de banda larga para evitar que candidatos recebam informações externas.

Os detectores serão usados pelos aplicadores do exame e são capazes de identificar pontos eletrônicos, Wi-Fi e Bluetooth. Ao verificar a presença destes itens, há um alerta por gráfico, alarme ou vibração. Os equipamentos serão utilizados em todos os Estados, segundo o MEC. No entanto, a quantidade e as cidades não foram divulgados por segurança.

Outra novidade é que provas também serão personalizadas com os nomes e números de inscrição dos quase 8 milhões de candidatos.

As medidas foram apresentadas também como uma compensação à diminuição de 35% do uso de detectores de metais nos locais de prova. Nos últimos anos, foram utilizados mais de 80 mil unidades do modelo. No entanto, com a rescisão do contrato do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, no início de deste ano, o Inep foi à Justiça pedir que a empresa devolvesse os equipamento. A Justiça, no entanto, decidiu que o material pertence ao Cebraspe. Com isso, neste ano, serão usado apenas 29 mil detectores de metais, o que, segundo o Inep, garante dois equipamentos por cada uma das 13 mil coordenadorias de prova. O excedente será distribuído em pontos estratégicos conforme a orientação da Polícia Federal.

“Buscamos inteligência em segurança de aplicação de provas em diversos países. Hoje no mundo da tecnologia, eles se utilizam de pontos eletrônicos e celular com Bluetooth. São criminosos darwinianos, a cada ano só os melhores sobrevivem com o uso da tecnologia”,  disse o delegado da Polícia Federal, Franco Perazzoni.

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Rio Grande do Sul foi o terceiro destino do Brasil mais visitado por estrangeiros em 2014
Estudantes realizam protesto após colega ser esfaqueado durante assalto em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-enem-tera-detectores-contra-fraude-equipamentos-de-wi-fi-e-pontos-eletronicos-vao-evitar-que-os-candidatos-recebam-informacoes-externas/ O Enem terá detectores contra fraude. Equipamentos de Wi-Fi e pontos eletrônicos vão evitar que os candidatos recebam informações externas 2017-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar