Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Estado Islâmico foi expulso da última cidade que controlava na Síria

Compartilhe esta notícia:

A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos confirmou a informação. (Foto: Reprodução)

O Exército sírio declarou vitória sobre a facção terrorista EI (Estado Islâmico) nesta quinta-feira (9), após anunciar ter retomado o controle total de Abu Kamal, a última cidade do país ainda nas mãos da milícia. “As unidades das nossas Forças Armadas, em cooperação com as forças aliadas, libertaram a cidade de Abu Kamal”, afirmou o Exército do ditador Bashar al-Assad em um comunicado. A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediada no Reino Unido, confirmou a informação.

Na véspera, as tropas sírias e seus aliados conseguiram entrar nessa cidade localizada no leste do país, na fronteira com o Iraque. Em outubro, a milícia havia sido expulsa de sua “capital” na Síria, a cidade de Raqqa. No começo de novembro, o EI tinha perdido a cidade de Deir Ezzor, última grande cidade sob seu controle na Síria e no Iraque. Foi recuperada por Damasco com o apoio crucial da Rússia, do Irã e do grupo libanês Hizbullah.

Após ter recuado na província de Deir Ezzor diante da ofensiva de Assad e de outra executada por uma coalizão curdo-árabe, os extremistas se refugiaram em Abu Kamal. Apesar de Abu Kamal ser uma cidade menor do que Deir Ezzor, sua retomada priva o EI da última região urbana de seu “califado”, autoproclamado em 2014 nos amplos territórios conquistados entre Iraque e Síria —e que agora desaparece.

Apoiadas nas últimas semanas por bombardeios intensos da aviação militar russa, as tropas sírias avançaram para Abu Kamal vindas do sul e do oeste. Ao leste, do outro lado da fronteira, forças iraquianas encurralaram a milícia radical em uma zona fronteiriça. Atualmente, o EI controla apenas algumas cidades e pequenas localidades e pelo menos um campo petrolífero na província de Deir Ezzor.

Nos últimos meses, a facção sofreu sucessivas derrotas na Síria e no Iraque, onde as forças iraquianas agora precisam recuperar apenas a localidade de Rawa e seus arredores desérticos na província ocidental de Al Anbar, na fronteira com a Síria, para expulsar os extremistas do país.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Maradona vai casar em Roma e quer o papa na cerimônia
Apelo de jovem que engravidou e procurava pai de seu filho é farsa
https://www.osul.com.br/o-estado-islamico-foi-expulso-da-ultima-cidade-que-controlava-na-siria/ O Estado Islâmico foi expulso da última cidade que controlava na Síria 2017-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar