Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O ex-ministro Geddel é dono de seis prédios de luxo na Bahia, disse um empreiteiro

Compartilhe esta notícia:

A polêmica resultou no pedido de demissão de Geddel da Secretaria de Governo. Na época, foi revelou que parentes do então ministro atuaram em defesa do empreendimento junto ao Iphan, órgão de proteção ao patrimônio. (Foto: AE)

Empresas do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) têm participação societária em, pelo menos, seis empreendimentos imobiliários de luxo em Salvador. A informação foi confirmada pelo proprietário da empreiteira baiana Cosbat, Luís Fernando Machado Costa Filho, em depoimento à Polícia Federal na última semana.

Entre os empreendimentos está o residencial “La Vue”, prédio que foi alvo de polêmica no final do ano passado após o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, pedir demissão alegando ter sofrido pressões de Geddel para liberar as obras do empreendimento.

A polêmica resultou no pedido de demissão de Geddel da Secretaria de Governo. Na época, foi revelou que parentes do então ministro atuaram em defesa do empreendimento junto ao Iphan, órgão de proteção ao patrimônio. Também consta entre os empreendimentos do qual Geddel é sócio o Residencial Costa España, construído pela Cosbat em parceria com a OAS no bairro de Ondina, em Salvador.

Em janeiro deste ano, uma reportagem do jornal O Globo revelou mensagens de um celular apreendido na Operação Lava-Jato que mostram que Geddel atuou junto ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), em favor do empreendimento.

“Não esqueça daquela oportunidade para concluirmos aquela conversa sobre o Costa Espanha. Estou precisando definir aquele tema”, disse Geddel em mensagem a Léo Pinheiro, sócio da OAS.

Em mensagem a outro interlocutor, Pinheiro disse: “Nosso amigo GVL (Geddel) pede pata (sic) vc ligar para Luis. Teve com o baixinho (ACM Neto) e está liberado o Costa Espanha”. Na época, Geddel negou que fosse sócio do empreendimento.

Além do La Vue e do Costa España, Geddel tem participação em outros quatro empreendimentos da Cosbat, informou o empreiteiro Luis Fernando Machado Costa Filho. São eles o Riviera Ipiranga, Solar Morro Ipiranga, Mansão Grazia e Garibaldi Tower.

O “La Vue” foi o único dos seis empreendimentos no qual o investimento foi feito por meio da aquisição de frações ideais, que posteriormente seria transformada na reserva de um dos apartamentos do prédio, hoje embargado. Nos outros cinco prédios, o investimento foi feito por meio de cotas de participação, que variaram entre 5% e 20% do valor total do empreendimento.

Além de Geddel, o deputado federal Lúcio Veira Lima (PMDB) também é sócio de empreendimentos da Cosbat: Morro Ipiranga, Mansão Grazia e Garibaldi Tower. O depoimento de Costa Filho foi tomado em meio às investigações do bunker de R$ 51 milhões, atribuído pela PF ao ex-ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A prefeitura de Porto Alegre inicia nesta quinta-feira o pagamento dos salários de novembro dos servidores municipais
A mulher do juiz Sérgio Moro disse que vai retirar a página de apoio ao marido no Facebook
https://www.osul.com.br/o-ex-ministro-geddel-e-dono-de-seis-predios-de-luxo-na-bahia-disse-um-empreiteiro/ O ex-ministro Geddel é dono de seis prédios de luxo na Bahia, disse um empreiteiro 2017-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar