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Geral O Facebook criou um sistema de identificação de notícias falsas na Índia

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As principais mudanças acontecem no Facebook, que dobrou o limite máximo de transmissões ao vivo de quatro para oito horas. (Foto: Reprodução)

Parece que o Facebook não quer cometer o mesmo erro duas vezes. A empresa anunciou nesta segunda-feira (8) um sistema de identificação de notícias falsas que funcionará durante as eleições da Índia para impedir manipulações e abusos, assim como aconteceu na corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Com o novo sistema, a rede social conseguirá até detectar vídeos manipulados para, em seguida, reduzir o alcance da publicação em até 80%. A informação foi divulgada durante uma visita de imprensa ao centro de operações eleitorais criado pelo Facebook em Menlo Park, na Califórnia.

Mesmo assim, a empresa admite que ainda existem lacunas em seus esforços para chegar a “integridade eleitoral”. A diretora de políticas públicas do Facebook para eleições globais, Katie Harbarth, disse que certas medidas, como a verificação de compradores de anúncios políticos, continuam imperfeitas. O Facebook ainda pede mais regulamentação governamental para a divulgação de gastos com publicidade.

A Índia é o país com mais usuários do Facebook em todo o mundo. Em 1º de abril, a rede social informou que removeu mais de 500 contas e 138 páginas ligadas à um partido político de oposição na Índia por “comportamento não autêntico coordenado”. O termo é utilizado pela empresa quando são detectadas contas falsas e outros métodos enganosos que buscam promover uma mensagem.

O Facebook também removeu uma página com 2 milhões de seguidores pró-BJP (partido governista indiano Bharatiya Janata) e outra de um defensor do primeiro-ministro Narendra Modi. As páginas foram identificadas pelo grupo de pesquisa Facebook Atlantic Council.

Katie também explicou que o Facebook conseguirá detectar rapidamente histórias virais politicamente sensíveis e encaminhá-las para verificação de fatos por organizações externas. Além de vídeos, o sistema também poderá identificar textos e imagens adulteradas. O Facebook admite que versões ligeiramente modificadas das mesmas imagens, vídeos ou textos podem escapar de sua detecção.

Para dar andamento ao sistema, o Facebook fez parceria com sete verificadores de fatos da Índia. No país, a empresa também toma medidas contra a propaganda política enganosa. Os anúncios incluem avisos de “publicados por” e “pagos por”.

Katie explicou que agora as compras políticas de anúncios na Índia exigem um certificado da Comissão Eleitoral ou um endereço físico na Índia, bem como um número de telefone e o nome do grupo da entidade que compra o anúncio. Embora o Facebook verifique a legitimidade dos dados, a empresa sabe que a mesma pessoa poderia formar várias entidades no mesmo endereço, sem qualquer registro disponível da fonte original de dinheiro. “Este é um ótimo exemplo de onde precisa existir mais regulamentação”, salientou a diretora do Facebook.

Desde a intervenção russa nas eleições americanas de 2016, o Facebook vem aumentando seus esforços para evitar abusos nas eleições seguintes, como as de meio de mandato dos Estados Unidos e as eleições presidenciais do Brasil e do México. Todas ocorreram no ano passado.

 

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