Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Em Florianópolis, governadores pedem que recursos do pré-sal sejam repassados ainda neste ano

O Facebook proíbe que seja publicado o nome Neguinho da Beija-Flor, mas o cantor garante que não vai mudar de nome

Várias postagens do cantor Neguinho da Beija-Flor foram bloqueadas. (Foto: Reprodução)

Nos últimos quatro meses, a equipe do cantor Neguinho da Beija-Flor viu várias de suas postagens serem bloqueadas e impedidas de serem impulsionadas em sua página oficial no Facebook. O problema: aparentemente, a palavra “neguinho” está sendo considerada discriminatória pelo site, que, expressamente, coíbe a divulgação de anúncios considerados ofensivos e discriminatórios.

“A gente contesta, mas de nada adianta. Nos últimos tempos, a maioria dos posts estão sendo vetados”, afirmou ao portal de notícias UOL a assessora do sambista. A resposta automática enviada pelo Facebook: “Não permitimos anúncios com linguagem abusiva que façam referências aos atributos das pessoas (por exemplo, raça, etnia, idade, orientação sexual, nome) ou impliquem em assédio”.

“O Neguinho não domina essa coisa de Face, mas está muito chateado com a situação e não entende a razão do veto. Nós achamos que tudo isso não passa de uma discriminação ao contrário, por ele ser ‘neguinho’. Ele, inclusive, falou que sempre usou esse nome artístico e não vai mudá-lo de forma alguma agora só para agradar o Facebook.”

Ainda segundo o estafe do cantor, nem todas as mensagens da página, que conta atualizações diárias e tem mais de 17.000 seguidores, são bloqueadas, e o veto muitas vezes parece não obedecer critério.

Em contato com o UOL, a assessoria de imprensa do Facebook afirma que a rede social revisa e analisa todos os anúncios postados por usuários e que as mensagens bloqueadas na página de Neguinho da Beija-Flor já foram liberadas. O site, no entanto, não soube especificar por que os posts do cantor vinham sendo proibidos. (UOL)