Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia O Facebook se une ao Google, ao Netflix e a Amazon para melhorar o streaming de vídeo

Compartilhe esta notícia:

A ideia da organização é criar tecnologias de código aberto que tornem as transmissões on-line mais baratas, velozes e adequadas a todo tipo de conexão. (Foto: Reprodução)

O Facebook está se unindo à Google, Netflix, Amazon e outras como parte da Alliance for Open Media, um consórcio dedicado à melhoria das tecnologias de streaming de vídeo. A ideia da organização é criar tecnologias de código aberto que tornem as transmissões on-line mais baratas, velozes e adequadas a todo tipo de conexão, enquanto garantem a melhor qualidade possível em cada um dos casos.

O foco, então, acaba ficando, principalmente, em tecnologias de compressão. Foi isso que levou ao desenvolvimento de novos formatos chamados AOMedia Video, também conhecidos como AV1, que podem entregar vídeos de alta definição com a menor banda possível. O projeto nasceu da unificação de trabalhos que estavam em andamento em companhias como Mozilla, Cisco e Google.

A iniciativa logo ganhou corpo e a ajuda de aliados renomados. No campo do hardware, empresas como AMD, ARM e NVIDIA fazem parte do consórcio e garantem compatibilidade entre seus produtos e a tecnologia. Além disso, é claro, grandes nomes do mundo do streaming, como Netflix, Amazon e Hulu, também fazem parte do processo, ao lado de outras como Broadcom, Microsoft e a rede britânica BBC.

Para o Facebook, participar da aliança representa mais um passo em sua estratégia de vídeo, que vem ganhando cada vez mais corpo e que a rede social deseja ver como um dos principais pilares de sua utilização. Por outro lado, a chegada da empresa e, principalmente, a adoção do formato representam um grande passo para a tecnologia, levando-se em conta que, com isso, ela chega facilmente a dois bilhões de utilizadores mundiais, que assistem a 100 milhões de horas todos os dias.

Com a chegada das resoluções 4K e vídeos com alta taxa de quadros, principalmente quando se fala no segmento de games, a necessidade de compressão e economia de banda, mas sem perder qualidade se torna ainda mais necessária. Hoje, a tecnologia HEVC, bastante fomentada pela Apple, é um dos principais nomes desse segmento. Entretanto, trata-se de um recurso patenteado, o que levou a indústria a buscar alternativas.

De acordo com a Alliance for Open Media, o Facebook passa a integrar o quadro de diretoria da organização, ao lado de nomes de peso e também alguns de seus fundadores. Com seus engenheiros, a rede social pretende participar não apenas da adoção do AV1, mas também de seu desenvolvimento, investindo recursos e pessoal na empreitada.

Imposto no Netflix

O prefeito de São Paulo, João Doria, sancionou nessa quarta-feira, feriado da Proclamação da República, um pacote de medidas que inclui a fixação de imposto para serviços como Netflix e Spotify e autoriza o uso da verba esperada com multas de trânsito ainda não aplicadas como garantia para captar recursos no mercado.

A lei fixa em 2,9% a alíquota do Imposto Sobre Serviços  a ser pago por empresas de streaming, como Netflix e Spotify. Esses serviços ficaram sujeitos à cobrança de ISS após o presidente Michel Temer ampliar, em 2016, uma lista de serviços em que cabe a cobrança do imposto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

O supercomputador brasileiro deixou a lista dos 500 melhores do mundo
Pesquisador da Petrobras palestra sobre robótica na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-facebook-se-une-google-netflix-e-amazon-para-melhorar-o-streaming-de-video/ O Facebook se une ao Google, ao Netflix e a Amazon para melhorar o streaming de vídeo 2017-11-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar