Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notas Mundo O Facebook tentará orientar as pessoas a identificar as notícias que são falsas

Compartilhe esta notícia:

Zuckerberg, o criador do Facebook. (Foto: Reprodução)

O Facebook está lançando uma ferramenta educativa para ajudar os usuários na identificação de notícias falsas. A iniciativa da rede social ocorre depois de ter se tornado alvo de críticas pelo papel desempenhado durante as eleições americanas, quando não teria impedido a disseminação de informações inverídicas.

Durante esta semana, usuários de 14 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e México, poderão ver um alerta acima da lista de notícias que leva ao Centro de Ajuda do Facebook. Lá estão listadas “Dicas para identificar notícias falsas”. O texto é resultado de uma parceria com uma organização sem fins lucrativos em prol do jornalismo chamada First Draft.

A rede social sugere que o leitor seja cético diante de títulos sensacionalistas, observe atentamente o link pois frequentemente notícias falsas são publicadas em sites que tentam copiar o endereço de publicações legítimas, observe se a informação contém erros de grafia ou um layout incomum. Além disso, o Facebook recomenda que o leitor desconfie se a informação não aparece em nenhuma outra publicação e se não se trata de uma sátira ou publicação humorística.

Adam Mosseri, vice-presidente da Lista de Notícias do Facebook, escreveu em um post que “não se trata de um fenômeno novo e todos nós, empresas de tecnologia, de mídia, redações e professores, temos a responsabilidade de fazer a nossa parte ao lidar com isso”.

Depois da eleição de Donald Trump, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, teve de responder a críticas de que certas histórias publicadas na rede, como o falso relato de apoio do papa ao então candidato republicano, teriam ajudado a definir a eleição.

Informação precisa

Depois de minimizar o impacto da rede social, Zuckerberg decidiu repensar as responsabilidades do Facebook. Ele elaborou uma carta aberta em fevereiro que revisou a missão da empresa para incluir um papel mais proativo em relação a questões de desinformação e falta de engajamento cívico.

“Sabemos que as pessoas querem ver informação precisa no Facebook, assim como nós”, escreveu Mosseri em um post. “Notícias falsas e trotes são prejudiciais para a nossa comunidade e tornam o mundo menos informado”, acrescentou.

Nesta semana, a rede social já havia anunciado que participaria, junto com fundações sem fins lucrativos e universidades, de um grupo que criará um fundo de US$ 14 milhões pra combater notícias falsas a partir de um esquema de checagem de informações. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notas Mundo

A Pepsi se desculpou por propaganda acusada de banalizar protestos
A Polícia da índia tenta desvendar o mistério da menina encontrada vivendo com macacos
https://www.osul.com.br/o-facebook-tentara-orientar-pessoas-identificar-noticias-que-sao-falsas/ O Facebook tentará orientar as pessoas a identificar as notícias que são falsas 2017-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar