Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O furacão José ganha força e segue a rota do furacão Irma pelo Caribe

Compartilhe esta notícia:

Cataclismo avança a uma velocidade de 30 km/h. (Foto: Reprodução)

O furacão José, que se encontra no Oceano Atlântico a menos de mil quilômetros a este das Antilhas, evoluiu para a categoria 3, com ventos de 195 km/h, indicou o CNH (centro norte-americano de furacões, na sigla em inglês). O cataclismo, que poucas horas antes estava na categoria 1, avança a uma velocidade de 30 km/h em direção oeste-noroeste. O José segue no rasto do furacão Irma, uma depressão de categoria 5, a mais elevada na escala Saffir-Simpson, que já devastou várias ilhas do Caribe.

Ao menos três furacões progrediram de forma simultânea no Atlântico, após as tempestades José e Katia passarem a esse mesmo nível, juntando-se assim ao Irma, cujo impacto já inclui ao menos dez mortes no seu rasto de destruição pela região. Até agora, cerca de 1,2 milhão de pessoas foram afetadas pela passagem do Irma, contingente que poderá chegar a 26 milhões, de acordo com uma previsão divulgada pela Cruz Vermelha Internacional.

Nas últimas horas, o Irma evoluiu pelo norte da República Dominicana e Haiti, onde provocou as primeiras inundações, antes de se dirigir às ilhas Turcas, Caicos e Bahamas. O furacão poderá atingir o Norte de Cuba nesta sexta-feira à noite ou no sábado de manhã, evoluindo em seguida para a costa do Sudeste dos Estados Unidos, atingindo os Estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul, nessa ordem.

Estados Unidos

A ameaça de estarem prestes e enfrentar o mais intenso furacão de sua história levou os habitantes da Flórida a correrem em busca de abastecimento de itens básicos para estas situações: água, gasolina e material de proteção para as casas contra os ventos ciclônicos.

Durante toda a semana, desde que começaram a receber os avisos da chegada iminente do furacão, os supermercados têm recebido um grande número de consumidores, ainda que muitos deles retornem para casa de mãos vazias, devido às rupturas de produtos como água, pão, bolachas e alimentos enlatados.

Também são constantes as filas intermináveis nos armazéns de bairros em cidades como Miami, onde a espera chega a várias horas, sob um sol abrasador. Os artigos mais procurados são pranchas de madeira e materiais diversos para proteger janelas e portas.

Na vizinha Geórgia, o governador Nathan Deal emitiu nessa quinta-feira uma ordem de evacuação obrigatória das zonas costeiras do Estado, a partir de sábado. Todo o condado de Chatham, ou seja, perto de 300 mil pessoas, cuja maior parte vive na cidade turística de Savanah, assim como o resto da zona costeira, está abrangido por esta ordem de evacuação.

O objetivo é ampliar a proteção contra os riscos de tempestades, ressacas violentas do mar na orla e ventos arrasadores, indicaram as autoridades locais. Até o momento, foram mobilizados 5 mil membros da guarda nacional para as áreas abrangidas pela determinação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministros do PMDB evitam comentar a fortuna de 51 milhões de reais atribuída ao ex-ministro Geddel Vieira Lima
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, quer a ajuda do governo federal para votar a reforma da Previdência em outubro
https://www.osul.com.br/o-furacao-jose-ganha-forca-e-segue-a-rota-do-furacao-irma-pelo-caribe/ O furacão José ganha força e segue a rota do furacão Irma pelo Caribe 2017-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar