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Educação O Google lançou um jogo que ensina a lógica de programação a crianças

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O programa é uma modificação do logo do site de buscas. (Foto: Reprodução)

O Google lançou um jogo que ensina lógica de programação para crianças. O programa é uma adaptação do logotipo do site de buscas – modificações que são conhecidas como “doodles” – e comemora os 50 anos da criação de linguagens de computação voltada para os pequenos.

O objetivo do jogo é fazer com que um coelho apanhe cenouras que estão espalhadas pela tela, para passar de nível. Para isso, é preciso programar qual o caminho o bichinho fará. Isso é feito organizando uma sequência de setas e outros comandos na tela. Quando se clica em “play”, o coelho sai pulando nas direções indicadas previamente.

Dentre as linguagens de programação voltadas para crianças estão o Logo, criado em 1967, e o Scratch. O objetivo desse tipo de código é ensinar a lógica usada para fazer aplicativos de computador.

“Programação de computador por crianças deve ter soado futurístico e pouco prático na década de 1960, quando o Logo foi criado. Na verdade, mesmo na de 1980, quando escrevi minhas primeiras linhas de código, meus pais, que eram da classe trabalhadora, questionavam como fazer esses códigos iria alguma vez beneficiar a filha de nove anos de idade deles. Hoje, computadores são usados em quase todos os aspectos da nossa vida”, relata Champika Fernando, diretora da equipe de pesquisadores de Scratch do MIT (Massachusetts Instituite of Technology), que participou da criação do “doodle”.

Melhores de 2017

O Google anunciou os melhores aplicativos e jogos de 2017 que estão disponíveis na versão brasileira de sua loja virtual, o Google Play. O ranking foi elaborado por uma equipe de especialistas da empresa.

O Socratic – Ajuda para Matemática e Dever de Casa recebeu o título de melhor do ano. Segundo o Google, o aplicativo faz um dos melhores usos da inteligência artificial dentre os programas disponíveis na plataforma. O objetivo do programa é ajudar na resolução de tarefas escolares.

Para usar o aplicativo, o estudante tira foto do dever de casa e recebe explicações, gráficos, vídeos e o passo-a-passo para responder a questão. O Socratic consegue fazer o direcionamento do conteúdo ao utilizar métodos de aprendizagem de máquina, analisando a amostra de milhões de questões. Matemática, biologia, química e história são algumas das matérias disponíveis aos usuários.

Na categoria games, o CATS: Crash Arena Turbo Stars foi o vencedor. No jogo, o usuário planeja, constrói e coloca seus veículos para competir em batalhas comandadas por gatos. Segundo os especialistas do Google, essa mecânica fez com que o jogo estivesse entre os grandes destaques do ano.

O Google ainda ressaltou jogos independentes brasileiros que estão ganhando cada vez mais relevância entre os usuários. Nesta edição, os jogos Westy West e Star Vikings estão entre os melhores games indies. Enquanto isso, outro brasileiro, o Cody Cross, está entre um dos melhores na categoria “baixar e jogar”.

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https://www.osul.com.br/o-google-lancou-um-jogo-que-ensina-logica-de-programacao-criancas/ O Google lançou um jogo que ensina a lógica de programação a crianças 2017-12-04
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