Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O governador gaúcho cumpre agenda em Brasília para tratar sobre a regulamentação da Lei Kandir e processos que representam impacto financeiro para o Estado

Compartilhe esta notícia:

Sartori disse que nenhum servidor terá prejuízo, pois o Estado vai ressarcir as despesas da operação. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, cumpre agenda em Brasília (DF), nesta quarta-feira (27), para tratar sobre a regulamentação da Lei Kandir e processos que representam impacto financeiro para o Estado e aguardam parecer jurídico.

Às 10h, Sartori e o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, encontram-se com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia. Já às 14h30min, o governador participa de audiência pública da Comissão Mista Especial sobre a Lei Kandir, no Congresso Nacional.

A comissão é destinada a oferecer propostas sobre a alteração da Lei Kandir no que se refere à compensação da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios, por conta da perda de receita decorrente de desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Segundo o governo gaúcho, o Rio Grande do Sul acumulou perdas de cerca de 46 bilhões de reais em 20 anos de vigência da Lei Kandir.

Supremo

No final de novembro do ano passado, o Plenário do STF julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 25 e fixou prazo de 12 meses para que o Congresso Nacional edite uma lei complementar regulamentando os repasses de recursos da União para os Estados e o Distrito Federal em decorrência da desoneração das exportações do ICMS. De acordo com a decisão, se ainda não houver lei regulando a matéria quando esgotado o prazo, caberá ao Tribunal de Contas da União fixar regras de repasse e calcular as cotas de cada um dos interessados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Preso em Viamão ex-policial argentino acusado de crimes na ditadura do país vizinho
Bairro Cidade Baixa agora é o polo gastronômico de Porto Alegre, decreta o prefeito
https://www.osul.com.br/o-governador-gaucho-cumpre-agenda-em-brasilia-para-tratar-sobre-a-regulamentacao-da-lei-kandir-e-processos-que-representam-impacto-financeiro-para-o-estado/ O governador gaúcho cumpre agenda em Brasília para tratar sobre a regulamentação da Lei Kandir e processos que representam impacto financeiro para o Estado 2017-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar