Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo de Bolsonaro anunciou os nomes dos futuros comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Dois deles são gaúchos

Compartilhe esta notícia:

"Não houve mais contatos entre os países em relação aos incêndios além da oferta de assistência de Trump", disse o ministro Fernando Azevedo (foto). (Foto: Agência Brasil)

Nessa quarta-feira, o futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, anunciou os nomes dos comandantes das Forças Armadas a partir de janeiro, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro assumirá a chefia do Poder Executivo. São eles general Edson Leal Pujol (Exército), o almirante Ilques Barbosa Júnior (Marinha) e o tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica).

A divulgação foi feita na sede do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. De acordo com Azevedo e Silva, ainda não há uma data definida para a posse.

No Exército, Edson Leal Pujol assumirá no lugar de Eduardo Villas Bôas. Já na Marinha, Ilques Barbosa Júnior substituirá Eduardo Bacellar Leal Ferreira, enquanto na Aeronáutica Antônio Carlos Bermudez substituirá Nivaldo Luiz Rossato.

Os atuais comandantes das Forças Armadas estão nos cargos desde janeiro de 2015, quando foram nomeados pela então presidenta Dilma Rousseff.

Além dos novos comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica, o governo de transição também anunciou nesta quarta-feira os nomes de mais dois futuros ministros: Gustavo Bebianno na Secretaria-Geral e André Luiz de Almeida na AGU (Advocacia-Geral da União). Ao todo, 12 futuros titulares de pastas do primeiro escalação já estão definidos.

Conheça, a seguir, algumas informações sobre os perfis dos futuros comandantes das Forças Armadas no governo de Jair Bolsonaro. Um deles é paulista e os outros dois são gaúchos.

Exército

De acordo com o Exército, o general Edson Legal Pujol nasceu em Dom Pedrito (RS). Na Força, ocupou os cargos de comandante Militar do Sul, secretário de Economia e Finançasm chefe do Centro de Inteligência do Exército e instrutor na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), a mesma instituição na qual se formou Jair Bolsonaro.

Ele também já foi secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, comandou a Força de Paz Minustah, no Haiti, e atuou como observador militar da ONU (Organização das Nações Unidas) em El Salvador.

Marinha

Segundo a Marinha, o paulista Ilques Barbosa Júnior entrou na Força Armada em 1976, como guarda-marinha. Nos últimos 40 anos, foi promovido e chegou ao posto de almirante de esquadra em novembro de 2014.

Na Marinha, exerceu funções como diretor de Portos e Costas; comandante do Primeiro Distrito Naval, comandante-em-chefe da Esquadra, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e comandante do Controle Naval de Tráfego Marítimo.

Aeronáutica

De acordo com a Força Aérea Brasileira, Antonio Carlos Moretti Bermudez nasceu em Santo Ângelo (RS). Desde 1975 na Aeronáutica, foi promovido ao posto de tenente-brigadeiro em novembro de 2014.

Durante a carreira, ocupou cargos como comandante da Base Aérea de Brasília; chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica; e adido de Defesa e Aeronáutico nas embaixadas do Brasil na França e na Bélgica. Atualmente, é o comandante-geral de Pessoal da FAB (Força Aérea Brasileira).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O salário multimilionário de executivo brasileiro da Renault é motivo de polêmica há anos na França
A dificuldade para pagar as aposentadorias de funcionários públicos não é só do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/o-governo-de-bolsonaro-anunciou-os-nomes-dos-futuros-comandantes-do-exercito-marinha-e-aeronautica-dois-deles-sao-gauchos/ O governo de Bolsonaro anunciou os nomes dos futuros comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Dois deles são gaúchos 2018-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar