Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O governo dos Estados Unidos age para tornar secreto o relatório de torturas da CIA

Compartilhe esta notícia:

Sede da Agência de Inteligência Americana, em Washington. (Foto: Reprodução)

A administração do presidente Donald Trump lançou mão, nesta sexta-feira (02), de uma medida para manter em segredo por mais tempo um volumoso relatório de 2014 da CIA (Agência de Inteligência Americana) sobre o programa de detenção e interrogatório da agência. Para isso, o governo passou a enviar para o Congresso partes desses documentos distribuídos em suas agências.

A atitude da administração Trump deve tornar mais difícil que todo o documento, um relatório de 6,7 mil páginas, seja tornado público. Uma vez sob o poder do Congresso, o relatório se torna imune às leis que exigem do governo a publicação de certos registros.

A Casa Branca alegou ter tomado a decisão em resposta ao pedido do senador republicano Richard Burr, presidente da Comissão de Inteligência do Senado. Em um comunicado enviado à agência Reuters, Burr explicou sua requisição. “Orientei minha requipe a restaurar cópias do estudo do Congresso que continua com algumas agências do Executivo e, como a comissão faz com todos os documentos sigilosos e compartimentados, tomará as medidas necessárias para proteger as fontes e os métodos sensíveis que contém dentro desse relatório.”

Um resumo executivo não sigiloso do relatório foi tornado público em dezembro de 2014. Ele concluiu que os programas de interrogatório da CIA, utilizando técnicas como afogamento que muitos observadores consideram tortura, foram mais brutais e menos efetivos do que a CIA afirmou aos congressistas. O relatório afirma que nem um único ataque terrorista foi impedido como resultado do uso de duras técnicas de interrogatório.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O presidente Michel Temer pediu ao Supremo para eliminar o auxílio-moradia em todos os tribunais
Sartori embarcou para o Japão e transmitiu o cargo ao vice-governador José Paulo Cairoli
https://www.osul.com.br/o-governo-dos-estados-unidos-age-para-tornar-secreto-o-relatorio-de-torturas-da-cia/ O governo dos Estados Unidos age para tornar secreto o relatório de torturas da CIA 2017-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar