Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal vai dar prosseguimento ao processo de privatização da Eletrobras, disse o novo ministro de Minas e Energia

Compartilhe esta notícia:

Almirante Bento Albuquerque Júnior participou da transmissão de cargo nesta quarta-feira. (Foto: Saulo Cruz/MME)

O novo ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque Júnior, afirmou nesta quarta-feira (2) que dará prosseguimento ao processo de capitalização da Eletrobras. O processo, iniciado durante o governo do ex-presidente Michel Temer, previa a privatização da estatal através da emissão de ações.

Após a emissão de papéis, a União ficaria com menos de 50% das ações da estatal e não teria mais o controle da empresa. O projeto que permitiria a operação, no entanto, não foi apreciado pelo Congresso Nacional em 2018.

“Ainda no setor elétrico, sempre se levando em consideração o interesse público, se dará prosseguimento ao processo em curso de capitalização da Eletrobras”, disse Bento Albuquerque.

O projeto de lei enviado ao Congresso prevê a criação de uma corporação, mas isso ainda não foi discutido com o ministro. “Para a capitalização do tipo que a gente precisa, que é grande, é preciso montar estrutura de governança e direitos de acionista que dê a ele um mínimo de garantias. Normalmente, a formação de corporações é feita com essa base, por isso não é um ato de privatização, você não vende a um fulano, um chinês, ou um belga ou um italiano”, disse.

O novo ministro de Minas e Energia assumiu o cargo nesta quarta-feira, em uma cerimônia que contou com a presença do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Após participar da cerimônia, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, afirmou que recebeu o convite do ministro Bento Albuquerque para permanecer à frente da estatal.

Wilson foi nomeado como presidente da Eletrobras em 2016, após o presidente Michel Temer assumir a Presidência da República.

Setor elétrico

O novo ministro disse ainda que pretende avançar com uma reforma da regulamentação do setor elétrico que chegou a ser apoiada por Temer e continuar com mudanças nas regras para exploração de campos de petróleo, incluindo na região do pré-sal. “Modernizaremos o modelo do setor elétrico, preservando a segurança energética e priorizando a racionalidade econômica”, apontou Albuquerque.

Durante seu discurso, o novo ministro afirmou que vai se empenhar para reduzir encargos e subsídios pagos na conta de luz.

Ele também falou que vai identificar o real custo e benefício das fontes de energia, defendeu o uso de energias renováveis e falou em ter um “diálogo objetivo, desarmado e pragmático” sobre energia nuclear.

“O Brasil não pode se entregar ao preconceito e a desinformação desperdiçando duas vantagens competitivas raras que temos no cenário internacional: o domínio da tecnologia e do ciclo do combustível nuclear e a existência de grandes reservas de urânio em nosso território”, afirmou.

Perfil

Bento Albuquerque Júnior foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, quando esteve à frente do Programa Nuclear da Marinha. Ele tem pós-graduação em Ciências Políticas e MBA em gestão pública e em gestão internacional.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após sofrer mal-estar e sangramento, o médium João de Deus foi levado da cadeia para um hospital em Goiânia
Ao dar posse ao novo ministro da Defesa, Bolsonaro elogiou o ex-presidente Fernando Collor e omitiu o nome de Fernando Henrique Cardoso
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-vai-dar-prosseguimento-ao-processo-de-privatizacao-da-eletrobras-disse-o-novo-ministro-de-minas-e-energia/ O governo federal vai dar prosseguimento ao processo de privatização da Eletrobras, disse o novo ministro de Minas e Energia 2019-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar