Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Comissão da Câmara aprova cláusula de barreira para partidos e fim das coligações

O Grêmio enfrentará o Botafogo nas quartas-de-final da Copa Libertadores, em setembro

Renato prevê dificuldades contra qualquer adversário na competição. (Foto: Grêmio / Divulgação)

Um dia depois de vencer em casa o Godoy Cruz (Argentina) por 2 a 1, o Grêmio soube quem será o seu adversário nas quartas-de-final da Copa Libertadores da América. A definição ocorreu na noite dessa quinta-feira, quando o Botafogo venceu o Nacional do Uruguai por 2 a 0 no jogo de volta das oitavas-de-final, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Na primeira partida, o Alvinegro havia batido o time de Montevidéu por 1 a 0.

O primeiro confronto entre as equipes comandadas pelos técnicos Renato Portaluppi e Jair Ventura (filho do jogador Jairzinho, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 70) está marcado para o dia 12 ou 14 de setembro, na capital fluminense (ida) e 19 ou 21 de setembro (volta). As datas exatas ainda serão confirmadas pela Conmebol (a federação sulamericana do esporte).

Participante de 17 edições do certame continental criado em 1960, o Grêmio detém os títulos de 1983 (quando Renato atuava como ponta-direita) e 1995 (no time de Danrlei, Paulo Nunes, Jardel e companhia, sob o comando de Luiz Felipe Scolari). Já o Botafogo jamais venceu a competição. Em apenas cinco oportunidades em que marcou presença no certame, o seu melhor desempenho foi a chegada às semifinais em 1963 e 1973.

Na Arena gremista, o discurso é de que não há adversários mais ou menos fáceis na Libertadores. “O mais importante é que o Grêmio fez a parte dele. Seja contra time brasileiro ou de fora do País, é sempre muito difícil”, declarou Renato na entrevista coletiva que concedeu após a classificação contra o Godoy Cruz, quando o próximo oponente ainda não estava definido no Engenhão.

Luan

Nessa quinta-feira, o meia-atacante Luan foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal. O camisa 7 do Grêmio, medalhista de ouro com a camisa do País na Olimpíada de 2016, está relacionado pelo técnico Tite para os dois próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem, na Rússia.

Os dois compromissos serão cumpridos no dia 31, contra o Equador na Arena, e no dia 5 de setembro, na Colômbia, contra os donos da casa. No confronto de Porto Alegre, é possível que Luan já tenha deixado o Grêmio. Ele é alvo de tratativas com clubes europeus, com grande chance de contratação pelo Spartak (Rússia) ou Sampdoria (Itália).

Demissão

Nesta quinta-feira, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Odorico Roman, anunciou a demissão do coordenador técnico Valdir Espinosa. Comandante do time que venceu a Copa Libertadores da América e o Mundial de 1983, ele havia sido contratado em setembro de 2016, junto com o treinador Renato Portaluppi, e teve o seu vínculo renovado pela direção do clube no final do ano.

Entrevistado pela imprensa ao deixar o centro de treinamentos Luiz Carvalho, no complexo esportivo da Arena, Espinosa não escondeu a sua frustração com a saída, que atribui a problemas internos. “Eu fui mandado embora nesta sexta-feira”, desabafou, às lágrimas. “Não sei se isso aconteceu por trairagem, burrice ou ciúme, mas mandar embora uma pessoa com a minha experiência e a minha rodagem é uma coisa ou outra. Espero que digam a verdade.”

Ainda segundo o ex-coordenador – que completa 70 anos em outubro, houve um processo de “escanteamento” interno nos últimos meses, deteriorando a sua relação com a diretoria. “As reuniões eram feitas com portas fechadas e eu não era chamado para opinar em nada, mas isso não é de agora”, relatou, ao mesmo tempo em que isentou o presidente tricolor, Romildo Bolzan Júnior. “Com o Grêmio em si não há decepção. Com a direção, sim, tirando o presidente. Mas eu ainda vou voltar.”

Uma nota breve no site oficial do clube registrou o afastamento: “O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica que Valdir Espinosa não responde mais pelo cargo de coordenador técnico do clube para o restante da temporada. O clube agradece os serviços prestados até aqui e deseja êxito na sequência de sua trajetória profissional”.

Deixe seu comentário:

Notícias Relacionadas: