Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Hospital Moinhos de Vento realizou uma cirurgia robótica torácica inédita no Sul do Brasil

Compartilhe esta notícia:

A cirurgia, que durou pouco mais de uma hora, foi considerada um sucesso. (Foto: Divulgação)

Mais um importante passo tecnológico da medicina gaúcha e no tratamento de câncer de pulmão em fases iniciais ocorreu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Pela primeira vez no Sul do Brasil foi realizada uma lobectomia pulmonar robótica. A cirurgia, que durou pouco mais de uma hora, foi considerada um sucesso e abre caminho para novos procedimentos do gênero na instituição.

A paciente, uma mulher com um nódulo pulmonar que estava aumentando de tamanho, se recupera bem e poderá ter alta ainda neste fim de semana. Tanto o tempo de duração da intervenção como o de recuperação são menores se comparados às cirurgias tradicionais. “Isso é possível porque o uso dessa ferramenta causa menos sangramento no pós-operatório. Outra vantagem é que, como o aparelho é tridimensional, protege o espaço entre as costelas por onde entra, dói menos e a recuperação é mais rápida”, explica Airton Schneider, cirurgião que coordenou o procedimento na última quarta-feira (14).

Para Schneider, com a utilização de robôs as cirurgias terão cada vez mais segurança e precisão, com menos dor ao paciente e maior rapidez na recuperação. “A robótica é mais uma ferramenta para tratar câncer de pulmão em fases iniciais com segurança e qualidade, algo de grande relevância por se tratar de uma patologia tão comum e tão mortal em nossa sociedade. A partir de agora, o Hospital Moinhos de Vento também está habilitado a fazer essas cirurgias robóticas torácicas”, conclui o cirurgião.

A cirurgia robótica marca uma nova era na medicina. O Robô Cirúrgico da Vinci proporciona uma maior amplitude de movimento, destreza e precisão que podem ser maximizados por um cirurgião experiente”, assinala André Berger, líder do programa de Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento e professor de Urologia na University of Southern Califórnia, nos Estados Unidos, com mais de 2 mil cirurgias realizadas com a técnica robótica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Médicos de Cuba e do Brasil têm desempenho similar em prova exigida por Bolsonaro
Ondas de celulares causam câncer em ratos. O estudo, que levou dez anos para ficar pronto, foi encomendado pela agência americana FDA
https://www.osul.com.br/o-hospital-moinhos-de-vento-realizou-uma-cirurgia-robotica-toracica-inedita-no-sul-do-brasil/ O Hospital Moinhos de Vento realizou uma cirurgia robótica torácica inédita no Sul do Brasil 2018-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar