Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O HSBC inicia seleção de executivos e amplia escritório para reforçar sua operação no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Inicialmente, o HSBC deve se concentrar nas operações voltadas a atender as necessidades de multinacionais. (Foto: Reprodução)

O HSBC já começou a selecionar executivos para compor seu banco de investimento no Brasil, finalizado o acordo de não-competição assinado na venda da unidade brasileira ao Bradesco, em 2016. Para acomodar o novo time, que deve alcançar 200 pessoas, o HSBC ocupou o restante do 19º andar do luxuoso edifício São Paulo Corporate Towers, na avenida Av. Chedid Jafet, em frente ao shopping JK, onde estava a corretora Gradual, que recentemente teve sua liquidação extrajudicial decretada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Embora muitos executivos estejam sendo sondados, os cargos de primeiro escalão tendem a ser preenchidos somente no ano que vem, uma vez que alguns dos nomes buscados não querem se desligar das instituições onde trabalham antes de receberem o bônus por desempenho em 2018, o que normalmente é feito a partir de janeiro.

Inicialmente, o HSBC deve se concentrar nas operações voltadas a atender as necessidades de multinacionais, por exemplo, de comércio exterior, em regiões chave como nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Ainda no Brasil outra aposta é dar musculatura em uma área que o HSBC costumava ter elevada presença antes de vender sua operação ao Bradesco: de emissão de dívida no exterior. O HSBC deve ingressar ainda em um segmento que atrai grande interesse das instituições neste momento, que é de financiamento pré-IPO, olhando para o pipeline robusto de empresas brasileiras de médio porte, especialmente do setor financeiro, que trabalham para acessar o capital de bolsa.

Reconstrução

De acordo com o jornal Financial Times, HSBC está planejando reconstruir sua presença no Brasil, três anos após vender a maior parte das suas operações no país, à medida que o novo executivo-chefe, John Flint, trabalha com sua meta de colocar o maior banco da Europa de volta ao “modo de crescimento”.

Executivos estão discutindo expandir a unidade de banco de investimento, que tem sede em São Paulo, para reconquistar clientes corporativos. Muitos foram perdidos quando o HSBC concordou em vender boa parte de suas operações para o Bradesco, em 2015, por quase US$ 5,2 bilhões, segundo duas fontes a par dos planos.

O HSBC assinou um acordo de não competição com o Bradesco, que termina em 2019, o que abre caminho para o banco voltar com força ao Brasil, de acordo com uma das fontes.

A instituição financeira manteve quase 80% da equipe de banco de investimento no Brasil após a venda para o Bradesco, para que pudesse continuar oferecendo financiamentos e serviços de consultoria para grandes clientes corporativos internacionais. A administração agora discute aumentar essa equipe para mais de 200 pessoas, visando companhias domésticas menores, segundo as fontes informaram. Ainda assim, o HSBC não teria planos de voltar a operar no varejo no Brasil. Procurado, o banco não quis comentar o assunto.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Bolsonaro critica ONGs e põe em xeque 1 bilhão de reais de projetos ambientais
Carlos Ghosn, o executivo brasileiro da Nissan preso no Japão, deixou de declarar mais de 167 milhões de reais, dizem promotores
https://www.osul.com.br/o-hsbc-inicia-selecao-de-executivos-e-amplia-escritorio-para-reforcar-sua-operacao-no-brasil/ O HSBC inicia seleção de executivos e amplia escritório para reforçar sua operação no Brasil 2018-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar