Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Obra do Dmae deixa o bairro Pedra Redonda sem água nesta quarta-feira

O INSS passa a oferecer mais três serviços pela internet, sem a necessidade de ir a uma agência

Para poder fazer as operações disponíveis no Meu INSS, é preciso um cadastro no serviço, (Foto: Reprodução)

O INSS vai passar a oferecer aos segurados mais três serviços de forma totalmente digital. A partir desta segunda-feira, dia 13, quem quiser pedir revisão de benefício (quando a pessoa discorda do valor pago pelo instituto), entrar com um recurso (caso em que o segurado não concorda com uma decisão do órgão) ou obter uma cópia de processo poderá fazer seu requerimento exclusivamente pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pela central telefônica 135, sem a necessidade de comparecer a uma agência previdenciária para dar entrada no pedido ou apresentar documentos.

De acordo com o INSS, o segurado somente precisará ir a uma unidade se for chamado. Segundo o órgão, os três serviços, atualmente, respondem por 70 mil atendimentos presenciais por mês.

Como funciona o Meu INSS

Para poder fazer as operações disponíveis no Meu INSS, é preciso um cadastro no serviço, que pode ser feito entre três e cinco minutos.

O segurado precisa informar nome completo, CPF, data e local de nascimento, e nome da mãe para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. É necessário ficar atento, pois o cadastro somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas sobre sua vida trabalhista.

Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.

A senha também pode ser obtida por meio do Internet Banking da rede credenciada (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi).

Como proceder

Para fazer o pedido de revisão, apresentar recurso ou obter cópia de um processo pelo Meu INSS, o interessado precisa clicar no link “Agendamentos/Requerimentos”, escolher o requerimento ou clicar em ‘Novo requerimento’. Em certos casos, é possível que seja solicitada a atualização de dados. Depois, basta escolher a opção “Recurso e Revisão” ou “Processos e Documentos”.

Transformação Digital

A mudança nos serviços representa um dos primeiros resultados do projeto de Transformação Digital pelo qual o INSS está passando e que consiste na ampliação da oferta de serviços digitais para a melhoria do atendimento público. Outras mudanças na forma de prestação dos serviços serão realizadas nos próximos dias e anunciadas amplamente.

“Essas entregas apenas foram possíveis em razão de uma inédita parceria institucional entre INSS, Dataprev, Secretaria de Governo Digital e Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência, em que juntos, a partir de uma sinergia que beneficiará especialmente o cidadão brasileiro, promoverão a transformação digital do INSS e de todo Governo Federal”, afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira.

 

 

Deixe seu comentário: