Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Instagram passou a mostrar os posts na horizontal, mas voltou atrás após uma onda de reclamações

Compartilhe esta notícia:

Novidade durou apenas algumas horas. (Foto: Reprodução)

O Instagram pegou usuários de surpresa na manhã da última quinta-feira, ao introduzir – supostamente por engano – uma mudança radical na sua interface de navegação, que deixa para trás a longa timeline com rolagem vertical em troca de um sistema tipo “galeria de fotos” que exige toques nas laterais das imagens para avançar e voltar. A mudança brusca não agradou os fãs da rede social de fotografias, mas foi rapidamente revertida.

Na nova (e fugaz) forma de apresentação, quem quisesse ver a próxima foto ou vídeo da linha do tempo devia tocar uma vez no lado direito da tela – e fazer o mesmo na esquerda para voltar para o conteúdo anterior. O progresso é exibido por meio de uma barra lateral que fica na parte superior da tela, logo abaixo das fotos dos amigos que postaram Stories.

Usuários em vários países descobriram a atualização logo de manhã, quando abriram o app e foram recebidos por um breve tutorial explicando a interface renovada. A novidade gerou muitas queixas nas redes sociais, com o público pedindo explicações a respeito dos motivos para a alteração. “Ficou um horror!”, protestou uma jornalista de Porto Alegre (RS).

Até o momento, a única explicação por parte dos desenvolvedores foi que a medida tem o objetivo de fazer a experiência no feed do Instagram mais parecida com o que existe nos “Stories”. Ainda assim, muitas pessoas teorizam que o real motivo por trás da reformulação é uma tentativa de agradar mais aos anunciantes.

O novo esquema faz com que propagandas sejam mais difíceis de ignorar já que a tela só exibe um conteúdo por vez – sem falar na possibilidade de toques acidentais resultarem em cliques nos anúncios quando tudo o que o usuário realmente queria era passar para a próxima foto.

Durou pouco

Seja como for, o fato é que a novidade durou apenas algumas horas e logo os usuários que haviam sido afetados reportaram que a navegação antiga por rolagem voltou a ser o padrão. Até o momento, não se sabe se a implantação do novo sistema foi acionada prematuramente, se tudo não passou de um grande teste aleatório ou se a imensa resposta negativa realmente teve resultados.

Por meio de uma postagem no Twitter, o head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a mudança deveria ter sido feita como um teste em escala bastante menor, com bem menos usuários participantes, mas por engano acabou atingindo uma quantidade de pessoas mais ampla que o previsto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Robôs fazem pizza, hambúrguer e café nos Estados Unidos
O governo publicou uma lista com os feriados e os pontos facultativos da administração federal em 2019
https://www.osul.com.br/o-instagram-liberou-uma-atualizacao-com-rolagem-lateral-de-posts-mas-voltou-ao-sistema-vertical-apos-uma-onda-de-reclamacoes/ O Instagram passou a mostrar os posts na horizontal, mas voltou atrás após uma onda de reclamações 2018-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar