Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol O Inter é denunciado na Justiça Desportiva por desordem após a partida contra o Criciúma

Compartilhe esta notícia:

O Inter empatou em 1 a 1 com o Criciúma no dia 8. (Fotos: Ricardo Duarte/Internacional)

O Inter foi denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol) pelas desordens causadas por sua torcida após a partida contra o Criciúma, no último dia 8, e corre risco de receber multa e perda de mando de campo. O processo será julgado na próxima sexta-feira (28), pela Quarta Comissão Disciplinar, em sessão agendada para as 11h.

De acordo com a denúncia oferecida pela Procuradoria, após a partida no Beira-Rio, válida pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a torcida do Inter promoveu uma série de tumultos na praça desportiva, conforme comprovado em vídeos e matérias jornalísticas juntados no processo.

No adendo à súmula, redigida pelo árbitro Dyorgines José Padovani de Andrade foram narrados os problemas ocorridos.

“Após o encerramento e envio da súmula eletrônica da partida, estando ainda no vestiário da arbitragem, fui informado pelo delegado do jogo, Sr Paulo Ricardo Machado, que, nos arredores do estádio, houve protestos de torcedores do Internacional tais como lançamentos de bombas, brigas entre a mesma torcida (Internacional), depredação em parte do estádio e derrubamento de grades de proteção. O fato foi narrado ao delegado da partida pelo Tenente da Polícia Militar, Sr Pioner”, escreveu o juiz.

Segundo a Procuradoria da Justiça Desportiva “a torcida é responsabilidade do clube, pois este e sua torcida, seja ela organizada ou não, são partes indissociáveis; um não existe sem o outro; um não tem razão de ser sem o outro”. Com isto, o clube foi responsabilizado e denunciado no artigo 213, inciso I, parágrafo 1° do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que tem como pena a aplicação de multa e até 10 perdas de mando de campo.

“Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir:

I – desordens em sua praça de desporto;

PENA: multa, de R$ 100 a R$ 100 mil

§ 1° Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.”

Torcidas

No último dia 10, em consequência das confusões ocorridas ao final de jogos do Inter no Beira-Rio, o JTGE (Juizado do Torcedor e Grande Eventos) determinou a suspensão das torcidas organizadas Guarda Popular e Camisa 12, e proibiu a frequência nos estádios a sete torcedores identificados como participantes na quebradeira após o jogo contra o Boa Esporte (MG), no dia 1°.

O Juiz Marco Aurélio Martins Xavier, titular do JTGE, aceitou o pedido do Ministério Público e poucas horas depois da confusão do dia do jogo contra o Criciúma, determinou a suspensão do funcionamento por até 90 dias das torcidas organizadas do Inter Guarda Popular e Camisa 12. Dessa forma, fica vedado o uso de instrumentos e quaisquer elementos que identifiquem os grupos nos estádios. Conforme a denúncia, baseada em imagens, diversos integrantes das agremiações se envolveram em atos de violência após o jogo do Internacional contra o Criciúma/SC, válido pela Série B do Brasileirão.

Goiás

Após a vitória contra o Oeste-SP, por 2 a 0, o Inter subiu para a quarta posição da Série B, com 27 pontos somados em 17 rodadas. O Colorado volta a atuar somente na próxima terça-feira (1°/8), quando enfrenta o Goiás novamente no Beira-Rio. O sócio e o torcedor que compraram ingresso para a partida contra o Oeste terão acesso livre no jogo da próxima semana.

Para a partida, o técnico Guto Ferreira poderá ter o reforço do meia Camilo e do atacante Leandro Damião, que foram contratados na última semana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Mais três brasileiros entram em campo nesta quarta pela Libertadores
A vantagem do Grêmio sobre o Atlético-PR é “boa, mas perigosa”, diz o volante Michel
https://www.osul.com.br/o-inter-e-denunciado-na-justica-desportiva-por-desordem-apos-partida-contra-o-criciuma/ O Inter é denunciado na Justiça Desportiva por desordem após a partida contra o Criciúma 2017-07-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar