Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O Inter quer atrair associados de baixa renda, com mensalidades e ingressos de 10 reais

Compartilhe esta notícia:

Direção quer casa cheia para um possível título da Segundona. (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Decidido a fazer valer na prática o autoproclamado título de “Clube do Povo”, o Inter confirmou o lançamento da categoria “Sócio Popular”. A medida já vinha sendo anunciada desde o final de 2016 e foi aprovada pelo Conselho Deliberativo colorado em reunião na noite de segunda-feira. Ainda não foi definido o nome do projeto e nem a data de lançamento oficial, o que deve ocorrer em breve.

Por meio da nova categoria, os torcedores pagarão uma mensalidade de 10 reais e poderão obter pela mesma quantia o ingresso para jogos no estádio Beira-Rio. A iniciativa mira o público de menor poder aquisitivo, que nos últimos anos tem se ressentido dos valores praticados nos sites e bilheterias desde que os estádios deram lugar às modernas arenas. Vale lembrar que o próprio Colorado já teve em sua casa, até a década de 1990, opções como lugares mais baratos atrás das goleiras ou, em pé, na famosa “Coreia”, como conhecido o antigo anel em torno do gramado.

O “Sócio Popular” também terá que atender a algumas exigências. Dentre elas está a comprovação que o candidato tem renda individual de até dois salários-mínimos mensais ou é aluno de escola pública ou participa de projeto social do governo. Quem não puder apresentar a documentação precisará ser indicado por um sócio e assinar termo específico, que será avaliado por uma comissão interna.

“Inicialmente, serão 2 mil novas associações por meio dessa categoria”, antecipa o vice-presidente de Relacionamento Social do Inter, Norberto Guimarães. A aquisição do ingresso, porém, será feita somente após o encerramento do check-in preferencial pelos associados das demais categorias. Para quem já tem a carteirinha colorada mas se enquadra no perfil do projeto, haverá a possibilidade de migração – os idealizadores da proposta estimam que eles essa fatia represente 6% do total.

Legislação

O projeto também vai ao encontro das itens previstos no Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), sancionado como lei em agosto de 2015 e que prevê a inclusão de torcedores de baixa renda, a manutenção de departamentos dedicados ao futebol feminino e o atendimento a normas fiscais, trabalhistas e previdenciárias, dentre outras.

Em contrapartida, os clubes que aderem ao Profut recebem do governo federal a possibilidade de refinanciar em até 20 anos as suas dívidas com a União. Em alguns casos, as pendências atingem somas estratosféricas, não raro superiores a 100 milhões de reais.

Modalidades

Atualmente, o Inter ainda disponibiliza três categorias de adesão. A “Coloradinho”, com mensalidade de 5 reais, tem como público-alvo o segmento infantil e limita-se à participação em promoções especiais e sorteios do clube, além de permitir a postagem de fotos da criança no site e na Revista do Inter.

Já a modalidade “Nava Vai nos Separar”, com uma taxa de 20 reais, garante referência na compra de ingressos, participação em promoções e sorteios do clube, descontos na rede credenciada e isenção ou desconto em serviços do estádio (visitas, estacionamento, academia, salão de festas), além de permitir o voto e a disputa de cargos em eleições coloradas.

Por 40 reais, a categoria “Campeão do Mundo” oferece as mesmas vantagens da anterior, mas com desconto de pelo menos 50% no valor do ingresso. Os sócios de cadeiras locadas, por sua vez, pagam 155 reais por mês para ter acesso irrestrito a todas os jogos.

Ranking

Dados extraoficiais indicam que o Beira-Rio tem recebido, em média, de 23 mil torcedores a cada jogo nas mais recentes edições dos campeonatos nacionais. Com um quadro de aproximadamente 112,7 mil associados. Esse contingente classifica o clube em quarto lugar no ranking das maiores torcidas do País, que totaliza mais de 1,24 milhão de matrículas.

No topo da lista aparece o Palmeiras (122,7 mil), seguido de perto por Grêmio (117,3 mil) e São Paulo (114,4 mil). O levantamento é feito pelo site Movimento Por um Futebol Melhor (www.futebolmelhor.com.br).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol teria recebido 2 milhões de euros em nome de sua filha de apenas 10 anos
O Grêmio está pronto para o jogo desta quarta-feira contra o Atlético-PR pelas quartas-de-final da Copa do Brasil
https://www.osul.com.br/o-inter-quer-atrair-associados-de-baixa-renda-com-mensalidades-e-ingressos-de-10-reais/ O Inter quer atrair associados de baixa renda, com mensalidades e ingressos de 10 reais 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar