Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades O jogador Giba do vôlei se filiou ao PSD para atuar na campanha de Ratinho Jr., pré-candidato ao governo do Paraná

Compartilhe esta notícia:

Giba cada vez mais envolvido com o time da política. (Foto: Divulgação/PSD)

O jogador de vôlei Gilberto Amauri Godoy Filho, mais conhecido como Giba, se filiou ao PSD, após Convenção do partido no Paraná, no último dia 11. O atleta foi convidado pelo pré-candidato a governador, deputado estadual Ratinho JR., para ajudar a elaborar a parte de esportes e educação do plano de governo.

Giba era filiado ao PSDB, partido que integrava desde 2013, mas deixou para integrar a equipe do pré-candidato. Filho do apresentador de TV, Ratinho Jr. foi o primeiro colocado em intenções de voto, segundo levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, em julho.

O campeão olímpico nega a possibilidade de concorrer a um cargo, mas segundo o deputado federal Edmar Arruda (PSD-PR), um dos principais articuladores da campanha de Ratinho, a intenção do PSD é lançá-lo ao Congresso. “Dentro do partido, nós enxergamos o nome dele com uma grande viabilidade para disputar o Senado no Paraná. A gente brinca: vai ter que ser candidato, hein, Giba”, diz.

Há ainda a possibilidade de ele sair para a Câmara dos Deputados, segundo o deputado federal Evandro Roman (PSD-PR).“Mais do que a força do atleta, Giba tem a força de um ídolo. Como ídolo, ele tem a possibilidade de agregar muito, porque é, senão o maior, um dos maiores atletas”, afirmou.

Mas o atleta desconversa a possibilidade de disputar um cargo no Legislativo. Dada como certa, por integrantes do partido, sua participação como secretário em uma eventual gestão de Ratinho Jr., Giba diz que ainda é cedo para falar sobre isso. “A gente vai conversar lá no ano que vem quando as coisas se acertarem”, afirmou.

Até setembro passado, Ratinho Jr. era Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, na gestão do governador Beto Richa (PSDB). Nas últimas eleições, Giba apoiou o tucano na disputa.

O engajamento político vem de família: seu pai trabalhou com José Richa (PSDB), ex-governador do Estado e pai de Beto, quando foi prefeito de Londrina, nos anos 1970. A filiação ao PSDB, segundo o atleta, foi “para dar suporte à candidatura do Beto, devido ao meu conhecimento da família Richa”.

Mais gente na política

A política não é mais um problema dos outros. Ao invés do cansaço e da letargia, a crise ética que se faz interminável no universo político nacional criou um ambiente de mais participação e engajamento na sociedade. Empresários, artistas, esportistas e mesmo o cidadão comum parecem mais dispostos a seguirem um velho conselho: faça você mesmo.

Esse engajamento que, sim, passa pela política, não necessariamente está vinculado a um desdobramento partidário ou eleitoral, mas, principalmente, a formas de pressão e de ação. Essa participação tem se dado através de movimentos cívicos, ONGs e de grupos que se organizam em torno de ideias e ideais.

Veja o emblemático caso da produtora e atriz Paula Lavigne – que tem usado o seu poder de articulação para reunir artistas em torno das mais diversas causas. Em 2017, ela criou o movimento 342 Agora – que atuou a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer e pela preservação da Amazônia.

A produtora nega que pretenda ter uma carreira eleitoral, mas não renega a política. “Há uma grande desilusão com a classe política brasileira. Os brasileiros se sentem cada vez menos representada por eles. O 342 e outros movimentos têm debatido a proposta de realizar uma convenção aberta, democrática, popular, reunindo coletivos e indivíduos que buscam um novo momento da política. Creio que desse movimento surgirão nomes novos”, disse.

O ano que está acabando mostrou também que as pessoas estão procurando fazer “ a sua parte” dentro de suas áreas de atuação. A nadadora Joanna Maranhão, por exemplo, tem participação ativa na ONG Emancipa – onde promove aulas de natação para crianças carentes e alunos de escolas públicas. “Hoje eu entendo que essa doação, essa participação, além de ajudar o próximo, me transformou também” , diz. Joanna filiou-se ao PSOL, mas não pretende se candidatar a nenhum cargo.

Outro exemplo é o chef de cozinha Alex Atala. Sem nenhuma pretensão política-eleitoral, Atala tem atuado em causas socioambientais. “Temos uma questão pungente: como alimentar 8 bilhões de pessoas?”, alerta Atala. O chef criou o instituto Ata para fomentar a discussão e projetos voltados para a sustentabilidade, mas nega qualquer hipótese de se transformar em um político. “A minha grande vocação é ser cozinheiro. Foi por meio da cozinha que eu consegui realizar boas ações socioambientais”.

Também com engajamento ambiental destaca-se o ator Marcos Palmeira, que atua na ONG Uma Gota no Oceano e tem proximidade da Rede e de sua fundadora Marina Silva. “A gente ainda está procurando um político que diga o que nós devemos fazer. Precisamos abrir a cabeça e quebrar essa polarização”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Convite de casamento de Antonia Fontenelle e Jonathan Costa tem aroma do famoso perfume da Chanel
Valdívia tem lesão confirmada e só volta a jogar pelo Inter em 2016
https://www.osul.com.br/o-jogador-giba-do-volei-se-filiou-ao-psd-para-atuar-na-campanha-de-ratinho-jr-pre-candidato-ao-governo-do-parana/ O jogador Giba do vôlei se filiou ao PSD para atuar na campanha de Ratinho Jr., pré-candidato ao governo do Paraná 2017-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar