Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O juiz Sérgio Moro não julgará blogueiro porque já pediu uma investigação contra ele

Compartilhe esta notícia:

Moro declarou-se suspeito para evitar dúvida de que aja por motivos pessoais. (Foto: Dida Sampaio/AE)

Depois de determinar condução coercitiva de um blogueiro e liberar a apreensão de documentos e equipamentos para descobrir suas fontes, o juiz federal Sérgio Moro decidiu não mais julgá-lo, reconhecendo que já solicitou a investigação da mesma pessoa por supostas ameaças em 2015. Assim, será redistribuído a outro juiz processo que investiga Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania, por ter antecipado a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria alvo de coercitiva em 2016.

A defesa alegou que o cliente e o juiz têm “inimizade capital, antiga, recíproca e manifesta”: em agosto de 2015, por exemplo, Moro solicitou à PF (Polícia Federal) investigação de Guimarães e de mais um homem, por supostas ameaças em mensagens publicadas na internet. Para o advogado do blogueiro, Fernando Hideo Lacerda, quem se diz vítima não pode julgar a própria pessoa acusada.

Moro respondeu que nem “sequer se lembrou” desses fatos ao assumir o processo e declarou não ter “‘inimizade capital’ com quem quer que seja”. Afirmou ainda que só escreveu à PF porque foi consultado em representação apresentada Associação Paranaense dos Juízes Federais.

Mesmo se comprovada ameaça ou injúria, segundo ele, o Código de Processo Penal afasta suspeição nesses casos, pois do contrário suspeitos e réus conseguiriam trocar o juiz de forma fácil. Embora não tenha admitido “causa legal para suspeição”, Moro declarou-se suspeito “para evitar qualquer questionamento de que este julgador estivesse agindo por motivos pessoais”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Voltam as blitze nas ruas contra os motoristas devedores de IPVA
Advogados que atuam no Tribunal Superior Eleitoral já dão como certo um pedido de vista no julgamento da ação que pode resultar na cassação do mandato do presidente Michel Temer
https://www.osul.com.br/o-juiz-sergio-moro-nao-julgara-blogueiro-porque-ja-pediu-uma-investigacao-contra-ele/ O juiz Sérgio Moro não julgará blogueiro porque já pediu uma investigação contra ele 2017-05-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar