Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Henrique Meirelles já discute a possibilidade de permanecer no Ministério da Fazenda se Temer for substituído por Rodrigo Maia

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não usou misturador de voz para dizer, ontem, que poderá anunciar aumento de impostos. (Foto: Agência Brasil)

Considerado peça-chave em uma eventual mudança de comando no governo, Henrique Meirelles já discutiu, reservadamente, a possibilidade de permanecer no Ministério da Fazenda caso Michel Temer seja afastado do comando do Executivo e substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em conversas com aliados e investidores sobre a deterioração do cenário político, o ministro apontou que a equipe econômica só aceitaria permanecer sob um novo presidente caso haja garantias de autonomia ampliada – principalmente sobre a escolha da cúpula do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ao longo da semana, o titular da pasta se reuniu com representantes do setor financeiro que o questionaram sobre o futuro da política econômica caso Maia assuma. Ouviu apelos para que fique no ministério nessa hipótese.

A principal preocupação é a a reforma da Previdência. Investidores e banqueiros acreditam que Temer perdeu capital político e não será capaz de conduzir mudanças nas regras de aposentadoria na dimensão que julgam necessária. Maia tenta convencer o setor financeiro de que pode ser um novo fiador dessa agenda.

A disposição do ministro diante de uma mudança de governo é comedida porque a dificuldade de recuperação econômica criou obstáculos aos seus planos políticos. Meirelles projetava uma candidatura ao Planalto em 2018.

A manutenção do comando da equipe econômica também é uma expectativa de parte da classe política que acena com apoio a Maia. Em uma conversa recente, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (que defende o desembarque do partido do governo Temer), disse ao presidente da Câmara que Meirelles é essencial para garantir a estabilidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O procurador-geral da República se diz “consternado com a corrupção dos mais altos dignatários da República”, enquanto o País passa por uma “grave crise econômica”
G20 termina com protestos e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isolado
https://www.osul.com.br/o-ministro-da-fazenda-henrique-meirelles-ja-discute-eventual-governo-de-rodrigo-maia-e-quer-mais-autonomia/ Henrique Meirelles já discute a possibilidade de permanecer no Ministério da Fazenda se Temer for substituído por Rodrigo Maia 2017-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar