Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios por 33 dias

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Justiça e Segurança Pública atendeu a um pedido do Gabinete de Segurança Institucional. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública, pelo período de 33 dias, na Esplanada dos Ministérios – via de Brasília que concentra os principais prédios públicos da capital federal. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, entrou em vigor nesta quarta-feira (17).

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, Moro atendeu a um pedido do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), pasta comandada pelo general e ministro Augusto Heleno, que é responsável pela segurança do presidente da República e ações de inteligência.

Criada em 2004 pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Força Nacional de Segurança é formada por policiais militares, bombeiros militares e profissionais de perícia forense indicados pelas Secretarias de Segurança estaduais. Esse efetivo é acionado em situações de distúrbio público e pode atuar em qualquer unidade da Federação mediante a autorização do ministro da Justiça.

A assessoria do GSI confirmou que a iniciativa de solicitar o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios foi da pasta e informou que a motivação é a previsão de que ocorram manifestações na área central de Brasília nas próximas semanas.

Ainda de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional, o pedido do uso da Força Nacional é de “caráter preventivo” para garantir a segurança do patrimônio da União e dos servidores que atuam nos prédios públicos da região.

“Registramos que este procedimento faz parte da definição de atribuições que constam do Protocolo Integrado de Segurança da Esplanada dos Ministérios do governo do Distrito Federal”, ressaltou a assessoria do GSI por meio de nota.

O ministério destacou ainda, no comunicado, que o emprego dos policiais da Força Nacional depende de autorização prévia do Ministério da Justiça, conforme prevê a legislação.

A portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União afirma que o contingente que será disponibilizado para atuar na região da Esplanada será definido após planejamento do Ministério da Justiça. Além disso, o ato assinado por Moro destaca que o prazo de 33 dias poderá ser prorrogado, se necessário.

“Caso a renovação não seja solicitada pelo órgão apoiado, tempestivamente, o efetivo será retirado imediatamente após o vencimento desta portaria”, diz um dos artigos do ato oficial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal e a Receita Federal apreendem 14 milhões de reais em rubis no aeroporto de Foz do Iguaçu
Para o ministro da Economia, Bolsonaro agiu ouvindo as ruas ao interferir na Petrobras
https://www.osul.com.br/o-ministro-da-justica-sergio-moro-autorizou-o-uso-da-forca-nacional-de-seguranca-na-esplanada-dos-ministerios-por-33-dias/ O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios por 33 dias 2019-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar