Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um misterioso sinal espacial detectado há 40 anos até hoje intriga os astrônomos

Compartilhe esta notícia:

Onda teria origem na constelação de Sagitário, a 2 mil anos-luz da Terra. (Foto: Reprodução)

Era cerca de meia-noite de 15 de agosto de 1977 quando um telescópio conhecido como The Big Ear (“A Grande Orelha”, em tradução livre para o português) captou um sinal espacial misterioso. Foi uma onda que durou 72 segundos e que marcou seu pico de intensidade 30 vezes mais forte que os sons normalmente emitidos pelo Universo.

Na manhã seguinte, o astrônomo Jerry Ehman detectou esse sinal ao revisar os relatórios emitidos pelo computador do telescópio, operado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Tratava-se de uma onda eletromagnética ou de rádio representada pelo código 6EQUJ5.

O computador do telescópio usava os números de 0 a 9 para representar as ondas de frequência baixas e as letras de A a Z para as mais altas, todas medidas em megahertz. Isso significa dizer, basicamente, que a presença da letra U no código significava que o sinal havia alcançado uma das frequências mais altas na escala de medida de ondas eletromagnéticas.

Diante da surpresa, Ehman escreveu “Wow!” (“Uau!”, em inglês) com caneta vermelha ao lado da combinação de seis números e letras. Desde então, a onda ficou conhecida pelos astrônomos como o sinal “Wow!”.

Suposições

“Eu nunca havia visto um sinal tão forte antes”, disse o astrônomo Ehman depois da sua descoberta, segundo a NPR, emissora pública de rádio dos Estados Unidos. “‘U’ significa um sinal cerca de 30 vezes mais forte que o ruído comum que é emitido do espaço sideral profundo.”

Desde a descoberta de Ehman, nenhum outro cientista conseguiu detectar o sinal “Uau” outra vez, nem determinar de onde ele veio. Ehman descartou a possibilidade de o sinal ter vindo de um satélite, de uma operação militar ou de uma aeronave terrestre, de acordo com a NPR. Apenas o que se sabe é que a onda veio de algum lugar próximo à constelação de Sagitário, a 2 mil anos-luz da Terra.

Seth Shostak, astrônomo do Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês), afirmou à imprensa que “a maneira como o sinal apareceu e desapareceu (em 1977), bem como a forma como aumentou sua intensidade e logo sumiu, faz com que dê margem a supos ser um sinal extraterrestre”.

Robert Dixon, que foi diretor do Observatório de Rádio da Universidade de Ohio quando o “Uau” apareceu, também continua intrigado pelo caso, 40 anos depois. “Ele se apagou imediatamente quando o telescópio voltou a observar nessa direção, indicando uma origem inteligente, não natural”, disse em artigo publicado no site do Seti. “É emocionante pensar isso, mas não é necessariamente uma verdade comprovada”, ressalva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China acha mortos a 50 quilômetros de naufrágio com mais de 450 pessoas a bordo
Mulheres ativistas do Femen são presas por fazerem topless em local de culto no Marrocos
https://www.osul.com.br/o-misterioso-sinal-espacial-detectado-ha-40-anos-que-ate-hoje-intriga-astronomos/ Um misterioso sinal espacial detectado há 40 anos até hoje intriga os astrônomos 2017-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar