Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O MST pretende realizar atos no julgamento de Lula, que ocorrerá no dia 24 em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O recurso do ex-presidente que será levado ao STJ deve cair com Felix Fischer, relator da Lava-Jato no tribunal. (Foto: Divulgação)

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) vai realizar atos em várias cidades do País durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, previsto para o dia 24 de janeiro.

“Não adianta a prefeitura [de Porto Alegre] tentar impedir o protesto, nem o governo colocar sua força repressora, porque não vai ter luta só em Porto Alegre, vai ter luta em todo o Brasil”, disse o dirigente nacional Alexandre Conceição.

Segundo ele, as ações serão definidas durante uma reunião com os dirigentes estaduais do MST, no próximo dia 13, mas nenhuma forma de mobilização está descartada. “Haverá vigílias em órgãos do Judiciário, marchas e concentrações, mas não descartamos o trancamento de BR [rodovias federais] e outros manifestações. Vamos usar todas as formas possíveis de mobilização para protestar contra a condenação do ex-presidente Lula e pelo direito legítimo de que ele concorra às eleições presidenciais.”

Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do apartamento triplex do Guarujá, em São Paulo. Se a condenação for confirmada, ele pode se tornar inelegível para a disputa presidencial deste ano.

Na quinta-feira, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), pediu apoio do Exército e da Força Nacional para atuarem na capital gaúcha no dia do julgamento. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, já disse ser contra o emprego das Forças Armadas em Porto Alegre.

Para Conceição, o julgamento rápido em segunda instância pretende impedir que Lula dispute as eleições em 2018, “consolidando assim o golpe iniciado com impeachment da presidente Dilma [Rousseff] e a posse ilegítima do Temer [presidente Michel Temer]”.

O dirigente do MST acredita que centrais e sindicatos de trabalhadores devem aderir aos protestos, pois também estão sendo prejudicados pelas medidas do presidente, como a reforma trabalhista e a proposta de mudar a Previdência. “Entendemos que uma eleição presidencial sem a participação de Lula é a continuidade do golpe, é fraude, e por isso o MST se manterá na linga de ferente para defender a democracia e a participação dele nas eleições de 2018.”

Instalação de telão

O MBL (Movimento Brasil Livre) estuda a possibilidade de “chamar uma manifestação”, com a instalação de um telão na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, para acompanhar os desdobramentos do julgamento do ex-presidente Lula.

“Ainda são apenas ideias, mas o MBL pensa sim em chamar uma manifestação para o dia do julgamento. Colocar um telão para acompanhar o que acontece em Porto Alegre é uma opção. Tudo vai depender do engajamento das pessoas”, disse o youtuber Arthur do Val, do canal “Mamãe Falei”, designado pelo MBL para falar sobre o tema com a imprensa.

O grupo também estuda a possibilidade de realizar alguma manifestação em Porto Alegre. “Vai depender muito do engajamento por lá, mas ao menos transmissões ao vivo pela internet de tudo o que estiver acontecendo nos arredores do tribunal nos iremos fazer”, afirmou do Val.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Suspeita de caso de zika vírus em Porto Alegre desencadeia ação de prevenção em ruas da capital gaúcha
Indiciados quatro taxistas por tentativa de homicídio contra motorista do Uber em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-mst-pretende-realizar-atos-no-julgamento-de-lula-que-ocorrera-no-dia-24-em-porto-alegre/ O MST pretende realizar atos no julgamento de Lula, que ocorrerá no dia 24 em Porto Alegre 2018-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar