Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema O Oscar de melhor filme estrangeiro será disputado por 92 países

Compartilhe esta notícia:

Cena do filme “Bingo: o rei das manhãs”, representante do Brasil. (Foto: Divulgação)

O Oscar de melhor filme estrangeiro do próximo ano será disputado por um recorde de 92 países, anunciou nesta quinta-feira (5) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Entre os principais concorrentes estão “First They Killed My Father”, de Angelina Jolie, do Camboja, “120 battements par minute”, de Robin Camillo, da França, “The Insult”, de Ziad Doueiri’s, do Líbano, e “Thelma”, de Joachim Trier, da Noruega.

O filme satírico sueco “The Square”, dirigido por Ruben Ostlund, venceu este ano o Festival de Cannes e está entre os favoritos.

O representante brasileiro será “Bingo – O rei das manhãs”, de Daniel Rezende. O longa conta história de Arlindo Barreto, um dos atores que interpretaram o palhaço Bozo em programas infantis nos anos 1980.

Pela primeira vez haverá aspirantes do Haiti (“Ayiti Mon Amour”), Laos (“Dearest Sister”) e Síria (“Little Gandhi”) na disputa.

O filme estrangeiro consagrado no último Oscar foi o iraniano “O Apartamento”, de Asghar Farhadi.

Farhadi boicotou a cerimônia logo depois que o presidente Donald Trump decidiu incluir o Irã entre os sete países muçulmanos cujos cidadãos foram proibidos de entrar nos Estados Unidos.

As indicações para a 90ª edição do Oscar serão anunciadas em 23 de janeiro e a cerimônia de premiação acontecerá em 4 de março em Hollywood.

Brasil

A indicação do filme “Bingo – O rei das Manhãs” como representante do Brasil foi anunciada no dia 15 de setembro, na Cinemateca, na região central da cidade de São Paulo. Competiam pela vaga outros 22 filmes brasileiros. O número de concorrentes inscritos para 2018 foi bem maior do que o de 2017, quando 16 longas foram habilitados.

“Bingo” estreou nos cinemas em 24 de agosto. Vladimir Brichta é o responsável por dar vida ao protagonista.

Quase todos os acontecimentos do filme têm paralelo com a realidade, embora algumas cenas tenham sido apimentadas no roteiro. “A gente fundiu personagens, inverteu coisas, suprimiu o tempo, porque o filme pede isso”, explica o diretor Daniel Rezende, conhecido pelos trabalhos de edição em “Tropa de elite” (2007), “Diários de motocicleta” (2004) e “Cidade de Deus” (2002).

Sobre os critérios escolhidos para a indicação do filme, a comissão afirmou que esperava-se um filme que “expressasse o universo brasileiro, tivesse boa linguagem cinematográfica e que houvesse compreensão mundial”.

“Foi dificil escolher, porque tinham obras muito relevantes, com qualidades, mas a gente teria de três a quatro filmes que poderiam representar o Brasil de forma muito importante”, afirmou Miguel Faria Junior. “Essa safra [de filmes] foi incrível”, completou David Schurmann.

Além deles, fizeram parte da comissão Jorge Peregrino, diretor e vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema; Andre Carreira, Iafa Britz, Doc Comparato e João Daniel Tikhomiroff.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

O filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos” se torna o filme nacional campeão de público em 2017
Lucia Murat apresenta novo documentário em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-oscar-de-melhor-filme-estrangeiro-sera-disputado-por-92-paises/ O Oscar de melhor filme estrangeiro será disputado por 92 países 2017-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar