Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Papa aceita demissão de bispo brasileiro acusado de acobertar abusos de menores

Compartilhe esta notícia:

O papa comentou que o medo dos pais é o principal motivo. (Foto: Vatican News)

O papa Francisco aceitou o pedido de demissão do bispo de Limeira Dom Vilson Dias de Oliveira, informou o Vaticano nesta sexta-feira (17), em um comunicado. O bispo está sob investigação por suspeita de acobertar casos de abuso sexual e extorsão. As informações são da agência de notícias AFP.

Em carta de despedida, o bispo reconheceu suas “limitações”, apontando que “nesses últimos meses enfrentamos todo tipo de cruzes, por meio de ataques à nossa Igreja Particular de Limeira, a mim e a vários presbíteros”. “Hoje me despeço de vocês como Bispo Diocesano e peço minha renúncia por amor à Igreja de Cristo e pelo bem desta Diocese.” Ele não comentou os dois inquéritos policiais abertos contra ele.

Com imensa gratidão, digo-lhes que sempre fui muito bem acolhido e aceito pelo povo desta importante Diocese de Limeira. Hoje me despeço de vocês como Bispo Diocesano e peço minha renúncia por amor à Igreja de Cristo e pelo bem desta Diocese para que os trabalhos pastorais possam continuar crescendo e se fortalecendo com a doação incansável de cada um de vocês que se dedicam ao Reino de Deus”, declarou o bispo.

Foram quase 12 anos de minha nomeação que tive a oportunidade de servir ao Senhor e à Santa Mãe Igreja nestas terras, enfrentei com alegria cada desafio da realidade aqui encontrada. Sei que a dimensão pastoral é imensa, e muito trabalhei para isso. No entanto, neste momento, sinto-me pequeno frente à grandeza da missionariedade que esta Igreja Particular tomou em suas proporções”, escreveu.

Administrador apostólico

O Vaticano anunciou que Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, será o administrador apostólico “sede vacante” da diocese. A Santa Sé sempre informa as demissões de bispos em seus comunicados, mas sem especificar os motivos.

Em fevereiro, o Vaticano interveio em uma diocese brasileira em razão das denúncias de suposto abuso de coroinhas por um padre e desvio de dinheiro de fiéis por um bispo no interior paulista. Os crimes teriam sido registrados em Americana, Araras e Limeira.

Um dos investigados era Vilson Oliveira, suspeito de fraude e de ser omisso em relação às denúncias de abuso cometido pelo padre Pedro Leandro Ricardo, que está suspenso de suas funções.

Cúpula mundial

Diante de uma série de escândalos de abusos sexuais que mancharam a imagem da Igreja Católica, o papa Francisco organizou em fevereiro uma cúpula mundial de bispos sobre o assunto, prometendo ações concretas.

Na semana passada, ele mudou a legislação interna da Igreja para obrigar padres e religiosos a denunciar qualquer suspeita de agressão sexual ou assédio.

O “motu proprio”, uma carta emitida diretamente pelo papa, também obriga a denunciar qualquer tentativa da hierarquia católica de encobrir abusos sexuais cometidos por um padre ou religioso. Ele também insta todas as dioceses do mundo a criar, dentro de um ano, um sistema que permita ao público denunciar casos de abusos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Apresentadora do Atualidades Pampa, Magda Beatriz é homenageada com páreo no Jockey Club
Quarto do bebê real custou quase R$1 milhão; quem arcou com gastos foi Meghan Markle
https://www.osul.com.br/o-papa-aceitou-a-demissao-de-um-bispo-brasileiro-acusado-de-acobertar-abusos-de-menores/ Papa aceita demissão de bispo brasileiro acusado de acobertar abusos de menores 2019-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar