Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa se reuniu no Chile com vítimas de abusos sexuais cometidos por padres do país

Compartilhe esta notícia:

Papa acompanhado pela presidente do Chile. (Foto: Governo do Chile)

O papa Francisco se reuniu na tarde de terça-feira (16) com um grupo de vítimas de abusos sexuais cometidos por padres, informou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Segundo o representante, o encontro ocorreu de maneira “estritamente privada” após o almoço do Pontífice dentro da Nunciatura.

“Ninguém além do Papa e das vítimas estavam presentes no local. Isso porque assim eles puderam contar os seus sofrimentos para o papa Francisco, que os escutou, e rezou, e chorou com eles”, destacou Burke à imprensa na noite de ontem.

Ao ser questionado sobre quem seriam as pessoas recebidas por Jorge Mario Bergoglio, o porta-voz limitou-se a dizer que era um “pequeno grupo” e que a conversa com Francisco durou “cerca de meia hora”.

Ontem, durante as celebrações e reuniões que teve em seu primeiro dia de visita ao Chile, o sucessor de Bento 16 falou bastante sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica, chegando a pedir “perdão” pelos crimes.

Isso porque, a instituição foi bastante abalada no país nos últimos anos por conta de inúmeros relatos de abusos sexuais e casos de pedofilia cometidas por sacerdotes chilenos.

Especialmente, antes da visita do Papa, as críticas também atingiram Francisco por conta da nomeação do bispo Juan Barros.

Diversas comunidades católicas chilenas acusam Barros de acobertar o maior dos escândalos de abusos, contra o padre Fernando Karadima. O religioso foi afastados de suas funções pelo próprio Vaticano em 2011.

Pedofilia

A ONG americana Bishop Accountability – que desde 2003 se dedica a publicar os arquivos de absuadores dentro da Igleja católica – difundiu na semana passada uma lista de religiosos que abusaram de menores no Chile.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, já havia afirmado que a viagem ao Chile não seria simples” e que o Papa Francisco enfrentaria protestos contra pedofilia na Igreja, já que a nomeação do chileno Juan Barros, acusado de acobertar abusos sexuais de um sacerdote, como bispo de Osorno (sul do Chile), provocou reação contrária.

Na segunda-feira (15), ativistas de vários países lançaram em Santiago uma organização global contra o abuso sexual infantil na Igreja e exigiram que o Papa Francisco mude “perdões” por “ações” para enfrentar a pedofilia.

Esta é a sexta viagem do Papa à América Latina, depois do Brasil (2013), Equador, Bolívia e Paraguai (2015), Cuba (2015), México (2016) e Colômbia (2017).

Cinquenta pessoas foram detidas em uma manifestação contra a visita do papa e os casos de pedofilia que envolvem sacerdotes, durante missa presidida pelo pontífice na terça-feira.

O Papa Francisco disse no mesmo dia, mais cedo, durante seu primeiro compromisso oficial na visita ao Chile, que era “justo pedir perdão” e que sente “dor e vergonha” diante do “dano irreparável” causado às crianças vítimas de abusos sexuais.

Na sede do Executivo, a Palacio La Moneda, onde se reunuiu com a presidente do país, Michelle Bachelet, o pontífice pediu que se escutem os desempregados, os povos originais, os imigrantes, os jovens, os idosos e as crianças. E então afirmou: “E aqui não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto diante do dano irreparável causado às crianças por parte dos ministros da Igreja”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um meteorito caiu nos Estados Unidos e provocou um terremoto
O que se sabe sobre a família que manteve os 13 filhos presos na Califórnia
https://www.osul.com.br/o-papa-se-reuniu-no-chile-com-vitimas-de-abusos-sexuais-cometidos-por-padres-do-pais/ O papa se reuniu no Chile com vítimas de abusos sexuais cometidos por padres do país 2018-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar