Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O partido de Jair Bolsonaro convidou para ser candidata a deputada estadual a policial militar que matou um assaltante em frente a uma escola

Compartilhe esta notícia:

Kátia estava à paisana quando reagiu à tentativa de assalto. (Foto: Reprodução)

O PSL, partido do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (RJ), convidou a cabo da PM (Polícia Militar) Kátia Sastre para ser candidata a deputada estadual pela sigla em São Paulo. Kátia, 42 anos, ficou famosa no País, no dia 12 (véspera do Dia das Mães), quando reagiu a uma tentativa de assalto na frente da escola da filha, em Suzano (SP). Ela, que estava à paisana mas armada na ocasião, matou com três tiros o criminoso, identificado como Elivelton Moreira.

O convite para ela se candidatar a deputada estadual pelo PSL partiu do diretório estadual de São Paulo, que é presidido pelo deputado federal Major Olímpio. De acordo com o parlamentar, a cabo ainda não definiu se aceitará ou não o convite. Procurada pela imprensa para falar sobre o convite, a PM evitou fazer comentários, limitando-se a declarar que não quer “ainda dar esse tipo de informação ainda”.

Por ser policial militar da ativa, a policial não precisa se filiar previamente a um partido para concorrer, bastando o registro de candidatura após escolha pela convenção da sigla. Para civis e militares da reserva, o prazo de filiação para as eleições de 2018 terminou no dia 7 de abril.

O PSL de Bolsonaro não tem deputados estaduais em São Paulo. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, tem hoje oito parlamentares e tem planos de expandir a bancada nas eleições de 2018.

Apenas no Estado de São Paulo, a expectativa, de acordo com Olímpio (que é pré-candidato ao Senado pelo partido), é de que sejam eleitos entre cinco e sete parlamentares para a Câmara dos Deputados.

O partido não foi o único a usar eleitoralmente a PM, celebrada nas redes sociais por ter matado o assaltante. Logo após o incidente, a cabo foi homenageada pelo governador Márcio França (PSB), pré-candidato à reeleição. Ele entregou flores à PM no Dia das Mães, em evento no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4, na zona leste, para cumprimentá-la pela “destreza, técnica e coragem”.

Método

O método pelo qual a PM é treinada foi batizado de “Giraldi”, em homenagem ao criador dele, coronel Nilson Giraldi. A sua base consiste em preservar a vida acima de tudo, mas utilizando a arma apenas como último recurso. “Mas se o disparo, como última alternativa, dentro dos limites da lei, tiver que ser efetuado, para preservar vidas inocentes, incluindo a do policial, assim também o será”, sustenta o texto do método no site da PM de São Paulo.

Apesar de alguns questionamentos sobre o eventual risco representado pela ação da policial militar no episódio (ela trocou tiros com o criminoso em frente a uma escola onde havia outras mães e crianças), a Corregedoria da PM de SP avaliou como correta a ação e inclusive quer o arquivamento de qualquer eventual investigação contra a policial.

Para Rafael Alcadipani, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a “ação, por si só, é difícil criticar, pois trata-se de uma situação superdelicada, na frente da filha e a policial poderia ser morta. É uma situação-limite”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Patinador brasileiro está em coma na Espanha após ser agredido
Com o seu acordo de delação premiada em risco, o dono da JBS/Friboi pediu ao Supremo para começar a pagar a sua multa de 110 milhões de reais
https://www.osul.com.br/o-partido-de-jair-bolsonaro-convidou-para-ser-candidata-a-deputada-estadual-a-pm-que-matou-um-assaltante-em-frente-a-uma-escola/ O partido de Jair Bolsonaro convidou para ser candidata a deputada estadual a policial militar que matou um assaltante em frente a uma escola 2018-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar