Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música O pianista Alexandre Dossin é o solista do concerto que abre a temporada 2017 da Ospa nesta terça, com Mahler e Mozart no repertório

Compartilhe esta notícia:

Ospa na sua nova sala de ensaios (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

Com espetáculos para todos os públicos e gostos, a partir desta terça-feira (14), começa a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A programação dará continuidade às séries já tradicionais de concertos da sinfônica – séries UFRGS, Theatro São Pedro, Interior, Igrejas, Araújo Vianna e Didáticos, além das séries Ospa Jovem e Música no Museu lançadas no ano passado –, e inserirá inovadoras apresentações na agenda.

O primeiro concerto do ano ocorre no dia 14 de março, terça-feira, às 20h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do RS. Sob a regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, serão interpretadas a “Sinfonia nº 1” de Gustav Mahler e o “Concerto para piano nº 23” de Wolfgang Amadeus Mozart, com solos do pianista Alexandre Dossin.

Matté comenta os pontos altos do ano: “teremos novidades como a ‘Caminhada Musical’ em que a Ospa, a Ospa Jovem e grupos de música de câmara se apresentarão em diferentes pontos do Centro Histórico de Porto Alegre, e o ‘Concerto de Primavera’ no Jardim Botânico, que será retomado depois de muitos anos. Ou seja, daremos continuidade à ideia de tornar a Ospa cada vez mais próxima das pessoas”.

Além dessas atrações, será encenada a ópera “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart, no Theatro São Pedro, com regência de Matté e direção cênica de Caetano Pimentel, e haverá uma nova montagem do espetáculo “Música de Cinema” no Auditório Araújo Vianna.

Dando sequência à meta de chegar ao maior número possível de cidades gaúchas, a Série Interior, patrocinada pela Corsan, levará a orquestra a Cachoeira do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Jaguarão, Carazinho, Ijuí, Campo Bom, Osório e Rio Grande, entre outros municípios. A Ospa Jovem, por mais um ano, terá destaque na programação oficial da Orquestra, apresentando-se em quatro ocasiões sob a batuta de seu maestro, Arthur Barbosa.

Convidados especiais

Participações de maestros e solistas de diversas partes do globo estão confirmadas, assim como de músicos emergentes e consagrados da cena regional e nacional. Entre os maestros, destaque para a vinda dos regentes internacionais Stefan Geiger, alemão que atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Enrique Arturo Diemecke, diretor artístico do Teatro Colón de Buenos Aires, Gudni Emilson, regente principal da Filarmônica da Tailândia, Risto Joost, estoniano vencedor dos prêmios de regência Malko e Jorma Panula, e o venezuelano José Luiz Gomes, Diretor Musical da Tucson Symphony. Os brasileiros Cláudio Cohen, titular no Teatro Nacional Claudio Santoro, e Roberto Tibiriçá, que foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, também vêm a Porto Alegre para reger a Ospa.

Entre os solistas, o pianista georgiano Guigla Katsarava, o tenor brasileiro radicado na Alemanha Martin Muehle, o trompetista da Bélgica Dominique Bodart (Diretor Artístico do Concurso Internacional de Trompete “Théo Charlier”), a violinista da Filarmônica de Berlim Helena Berg e o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov passarão pelos palcos gaúchos, além de outros nomes. Ney Rosauro, compositor e percussionista brasileiro, volta à Capital gaúcha para fazer solos na marimba, e os pianistas nacionais Nahim Marun e Cristian Budu fazem pela primeira vez participações com a Ospa. Músicos da sinfônica como Diego Grendene de Souza (clarinete) e André Carrara (piano) também fazem solos.

Repertórios

Depois de abrir a temporada com a impactante “Sinfonia nº 1” de Gustav Mahler, a Ospa inserirá grandes obras em seus concertos de 2017. O Coro Sinfônico da orquestra, sob a batuta de Manfredo Schmiedt, terá participação central nessa agenda, interpretando composições como a “Sinfonia nº 1” de Scriabin, a “Sinfonia nº 2 – Lobgesang” de Mendelssohn e a ópera “Don Giovanni”. Os 130 anos de nascimento de Villa-Lobos serão celebrados no concerto “Festival Villa-Lobos”. O público poderá contar também com um “Festival Wagner”, com participação de cantores líricos convidados.

A Série Araújo Vianna contemplará quatro programas especiais: “Festival Danças e Valsas”, “Música Instrumental Gaúcha” (participações de Matheus Kleber, no acordeon, de Pedro Figueiredo, na flauta, e de Arthur de Faria, no piano), “Clássicos de Cinema” e “Festival Tangos”. Os três primeiros espetáculos serão regidos por Matté, e o último, por Arthur Barbosa. A Série Música do Museu de recitais no Museu de Arte do RS Ado Malagoli, terá uma novidade: a apresentação do grupo de Música Nova, que se exibirá duas vezes com repertório de música contemporânea.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

A banda tributoTree Gees faz sua primeira turnê no Brasil
Porto Alegre recebe o ator Luiz Fernando Guimarães. Ele interpreta oito personagens em “O Impecável” no Theatro São Pedro
https://www.osul.com.br/o-pianista-alexandre-dossin-e-o-solista-do-concerto-que-abre-a-temporada-2017-da-ospa-nesta-terca-14-com-mahler-e-mozart-no-repertorio/ O pianista Alexandre Dossin é o solista do concerto que abre a temporada 2017 da Ospa nesta terça, com Mahler e Mozart no repertório 2017-03-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar