Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PPL lançou João Goulart Filho como candidato à Presidência da República

Compartilhe esta notícia:

Candidato é filho do ex-presidente Jango. (Foto: PPL)

Em convenção nacional, o PPL (Partido Pátria Livre) lançou neste domingo (5) João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. Compõe a chapa como candidato a vice o professor da Universidade Católica de Brasília Léo Alves.

Segundo Goulart Filho, sua principal proposta é a retomada do nacionalismo e do desenvolvimentismo. “Nós tivemos um processo interrompido em 1964 em que as propostas tanto do trabalhismo como do nacionalismo brasileiro vinham sendo desenvolvidas. Nós estamos resgatando esse processo e temos a obrigação de resgatar a proposta daquele momento”, disse.

Redução drástica dos juros da dívida pública

Entre as propostas citadas pelo candidato está a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social. “Assim, evidentemente, nós vamos ter recursos para saúde pública, educação e segurança que são áreas extremamente sensíveis.”

Em relação ao salário mínimo, ele se comprometeu a dobrar o valor em quatro anos, lembrando que seu pai, quando ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, fez isso em 30 dias. E também defendeu dobrar a taxa de investimento em seu eventual mandato. “E quem puxa o investimento é o Estado”, emendou, observando que a atuação do poder público tem capacidade de atrair o setor privado. Para obter recursos, uma medida é “enfrentar o sistema financeiro”.

Revisão do conceito de segurança nacional

Goulart Filho destacou ainda o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional. “Não podemos mais estar entregando nosso patrimônio, nosso subsolo, nossas faculdades, nossa educação, petróleo e geração elétrica para empresas multinacionais”. Ele propõe ainda abrir um diálogo com a sociedade para debater a reforma agrária, urbana, tributária e educacional.

Segundo ele o Pátria Livre é originário no MR-8, grupo que entrou na luta armada na época da ditadura: “Nós vamos propor um modelo diferente. O golpe de 64 não foi contra Jango. Foi contra um projeto de nação”.

Perfil

João Goulart Filho é poeta, filósofo, escritor e fundador do Instituto João Goulart, dedicado à pesquisa histórica e à reflexão sobre o processo político brasileiro. Foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT e é autor do livro “Jango e Eu: Memórias de um exílio sem volta”, indicado ao Prêmio Jabuti.

O candidato a vice Léo Alves foi procurador federal e, atualmente, é professor da Universidade Católica de Brasília, professor-visitante de escolas de Governo, escolas de magistratura, de contas e academias de polícia em 21 Estados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Reforma da Previdência não põe fim a privilégios de algumas categorias
Inquéritos abertos pelo Supremo vão apurar se políticos não apenas aceitaram as doações da campanha como, também, tomaram a iniciativa de pedir propina
https://www.osul.com.br/o-ppl-lancou-joao-goulart-filho-como-candidato-a-presidencia-da-republica/ O PPL lançou João Goulart Filho como candidato à Presidência da República 2018-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar