Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2019
O preço médio da gasolina nas bombas no País recuou pela 16ª semana seguida, segundo um levantamento semanal divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira (8). O valor por litro caiu 0,4%, de R$ 4,212 para R$ 4,197.
A ANP também apurou uma leve queda no preço do diesel, após registrar alta na leitura da semana anterior. O valor médio por litro recuou 0,1%, de R$ 3,447 para R$ 3,444. Já o preço por litro do etanol caiu 0,8% no período, de R$ 2,780 para R$ 2,758. O valor representa uma média calculada pela ANP com dados coletados em diversos postos. Os preços, então, podem variar de acordo com a região.
Preços nas refinarias
Nesta sexta-feira (8), a Petrobras anunciou que reduziu o preço médio do diesel em 0,95% nas refinarias, mas manteve inalterado o valor da gasolina. A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho de 2017. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente.
Em março de 2018, a empresa mudou sua forma de reajustes, e passou a divulgar preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias – e não mais os percentuais de reajuste.
Preços em Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do Procon Porto Alegre, realizou na quarta-feira, 6, um novo levantamento de preços da gasolina comum, etanol e diesel em 40 postos da Capital. Os valores da gasolina comum variam de R$ 4,02 a R$ 4,599. Já os valores do álcool variam de R$ 3,39 a R$ 4,199; quanto ao diesel S500, os preços vão de R$ 3,117 a R$ 4,39; e o diesel S10, de R$ 3,299 a R$ 3,749.
O consumidor que quiser contribuir para o levantamento deverá contatar o Procon municipal indicando o nome do posto e o endereço. Postos de gasolina que desejarem incluir seus estabelecimentos nas pesquisas devem entrar em contato com o Procon.
Atendimento
O Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no município, que podem registrar reclamações diretamente pelo site – Atendimento Eletrônico, ou pessoalmente, na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico, e no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. São distribuídas 80 fichas diárias, com atendimento por ordem de chegada. O consumidor também pode utilizar o agendamento prévio para Atendimento Presencial no site, sendo fornecidas 11 senhas diárias.