Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente da Petrobras nega que a BR Distribuidora vai avaliar compra de refinarias

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. (Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, reafirmou, em coletiva de imprensa, que a BR não participará do processo de compra das refinarias. Ele lembrou que a subsidiária tem retorno baixo para a estatal.

“A BR não participará de nenhum processo. Não faz sentido. Seria uma operação, como se dizia antigamente, Zé com Zé. A nossa ideia é vender 100% das refinarias listadas. Simples assim”, destacou ele.

Castello Branco lembrou ainda que o modelo de venda da BR ainda não está definido, assim como o das refinarias. Ele, no entanto, ressaltou que não serão criados novos monopólios regionais com a venda das refinarias.

“Queremos vender as refinarias sem ter monopólios regionais. É o que posso falar no momento. A BR não participará”, disse Castello Branco.

Ele lembrou que a BR não é a joia da coroa da estatal e que a subsidiária tem “retorno baixo” para a empresa.

“A grande joia da Petrobras é o expertise em exploração e produção. Nessa área (a de E&P), o retorno sobre o capital empregado foi de 11%, número superior a todas as outras áreas. Explorar petróleo é diferente de vender combustível. Se comparar a BR com os outros concorrentes, as despesas gerais por metro cúbico são maiores que os seus competidores. Se olhar para a geração de caixa por metro cúbico, ela perde para os competidores. O retorno é baixo para nós.”

Castello Branco citou ainda a venda dos 10% das ações restantes na TAG e na NTS. O processo pode levar até 12 meses. O presidente da estatal disse ainda que vai vender 70% dos campos de águas rasas.

“Dizem que há um desmonte da Petrobras. Mas isso é um chavão. Estamos fazendo uma gestão de portfólio. Estamos desinvestindo em ativos que não são interessantes. E investindo onde é interessante.”

“A BR não participará do processo de compra de refinarias”, disse Castello Branco.

O presidente da Petrobras afirmou ainda que não está definido qual será a fatia dia BR que será vendida. No mês passado, a Petrobras contratou nove bancos para conduzir a oferta de ações da BR Distribuidora.

A operação será liderada por JP Morgan e Citigroup, contando ainda com Itaú Unibanco, Bradesco, Bank of America, Credit Suisse, Banco do Brasil, Santander e o HSBC.

A ideia inicial da Petrobras, segundo fontes, é vender cerca de 30% do capital da BR, incluindo o seu o controle. Atualmente, a estatal detém 70% do capital da subsidiária.

“Ainda estamos em estágio de estudos. Não sabemos quanto vamos vender e com quanto vamos ficar. Se será uma operação sequencial, isso vai depender da avaliação estratégica da empresa e de mercado. Não temos competência para a distribuição de combustível. No final, não vamos ter posição de controlador”, afirmou Castello Branco.

Mais cedi, em teleconferência em inglês com analistas, a Petrobras informou que vai vender o restante de suas ações na TAG e na NTS. Hoje, a estatal tem 10% das ações dessas duas empresas. A Petrobras vendeu 90% da TAG para francesa Engie por US$ 8,5 bilhões em abril deste ano. Em agosto do ano passado, a companhia vendeu por US$ 4,23 bilhões da NTS para a Brookfield.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro venezuelano disse em Moscou que o seu país está preparado para resistir e vencer na hipótese de uma ação armada americana
Tribunal manda prender Michel Temer de novo
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-petrobras-nega-que-a-br-distribuidora-vai-avaliar-compra-de-refinarias/ O presidente da Petrobras nega que a BR Distribuidora vai avaliar compra de refinarias 2019-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar