Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente da Rússia diz não haver certeza de sucesso em um possível ataque militar contra a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin. (Foto: Reprodução)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (4) que um ataque militar contra a Coreia do Norte projetado para destruir seus programas nuclear e de mísseis pode não ter sucesso porque Pyongyang pode ter instalações militares ocultas que ninguém conhece.

Moscou se opõe fortemente à ideia de tal ataque – ideia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem levantado –, preferindo uma mistura de diplomacia e incentivos econômicos.

Mas Putin, discursando em um fórum de energia na capital russa, discorreu sobre o tema nesta quarta-feira, deixando claro que tem dúvidas sérias sobre a eficiência militar de tal ação, além de outras preocupações políticas e morais.

“Será possível um ataque global contra a Coreia do Norte para desarmá-la? Sim. Atingirá seu objetivo? Não sabemos. Quem sabe o que eles têm lá e onde. Ninguém sabe com 100% de certeza, já que é um país fechado.”

Putin e a Rússia têm mais razões que a maioria para estarem preocupados com o programa de mísseis de Pyongyang, dizendo que o local de testes nucleares norte-coreanos está a meros 200 quilômetros da fronteira russa.

O líder russo também reiterou seu pedido para que todas as opções diplomáticas sejam usadas e para que todos os lados contenham a retórica beligerante. Ele disse ainda pensar que Trump está ouvindo as opiniões da Rússia sobre a crise.

Mais sanções são uma estrada a lugar nenhum, afirmou Putin ao fórum, dizendo que hoje cerca de 40 mil cidadãos norte-coreanos trabalham na Rússia. Sabe-se que estes trabalhadores enviam parte de seus salários com frequência às autoridades da Coreia do Norte.

Eleições na Rússia

No fórum, Putin também disse que ainda não decidiu se irá se candidatar à reeleição em março de 2018, embora acredite-se amplamente que ele concorrerá.

“Não só eu ainda não decidi contra quem eu concorrerei, eu não decidi nem se vou concorrer”, disse Putin, quando perguntado com quem iria disputar a eleição.

Putin disse que candidatos à Presidência precisarão anunciar sua decisão de concorrer no final de novembro ou início de dezembro.

Se Putin decidir concorrer, espera-se que ele seja eleito com uma vitória esmagadora no primeiro turno da votação, uma vez que não enfrentará nenhum forte adversário.

Um tribunal russo, na segunda-feira, condenou à prisão o líder de oposição Alexei Navalny pela terceira vez neste ano, impedindo os planos do crítico de longa data do Kremlin de fazer campanha antes da futura eleição.

Sua pena atual de 20 dias, fará com que Navalny perca um evento de campanha planejado na cidade natal de Putin, São Petersburgo, no dia 7 de outubro – o aniversário do presidente russo.

De qualquer maneira, pesquisas de opinião indicam que Navalny perderia a eleição para Putin.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Coronel inglês afirma ter provas de aparição de óvni na Inglaterra
Otan planeja maior exercício militar desde 2002 para conter Estado Islâmico
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-russia-diz-nao-haver-certeza-de-sucesso-em-um-possivel-ataque-militar-contra-a-coreia-do-norte/ O presidente da Rússia diz não haver certeza de sucesso em um possível ataque militar contra a Coreia do Norte 2017-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar