O presidente do banco JPMorgan disse que a moeda digital bitcoin “é uma fraude”

Dimon disse que a moeda não irá funcionar. (Foto: Reprodução)

A bitcoin “é uma fraude” e vai entrar em colapso, disse Jamie Dimon, presidente-executivo do banco JPMorgan Chase, sobre a moeda digital.

Falando em uma conferência de investidores em Nova York, nos Estados Unidos, Dimon disse que a moeda não irá funcionar. “Vocês não podem ter um negócio em que as pessoas podem inventar uma moeda a partir do nada e achar que as pessoas que a estão comprando são realmente inteligentes”.

O executivo disse que se algum operador do banco JPMorgan estivesse negociando com a criptomoeda, “seria demitido em um segundo, por duas razões: é contra nossas regras e eles são estúpidos, e ambas as coisas são perigosas”.

Os comentários foram feitos à medida que a bitcoin, uma moeda virtual não lastreada por nenhum governo, mais do que quadruplicou de valor desde dezembro, para mais de 4,1 mil dólares.

Como funciona a criptomoeda?

A moeda permite que os usuários transfiram valor entre si ou paguem por produtos e serviços sem precisarem passar por bancos ou pelo sistema financeiro tradicional.

Dimon disse que se o fornecimento da moeda foi realmente limitado a 21 milhões de bitcoins, isso pode torná-la útil para traficantes de drogas e assassinos e pessoas em países com moedas excepcionalmente instáveis. Isso seria um “mercado limitado”, disse ele.

Bancos e outras instituições financeiras em grande parte se afastaram da bitcoin desde que ela emergiu, após a crise financeira internacional. Eles também estão preocupados com a associação inicial da moeda com crimes on-line e lavagem de dinheiro.

No entanto, o banco JPMorgan e muitos outros bancos investiram na tecnologia blockchain, que rastreia as transações com bitcoins. As instituições financeiras esperam que essa tecnologia possa ser adaptada para simplificar e reduzir os custos de processos como a liquidação de títulos e transferências internacionais de dinheiro. Dimon previu grandes perdas para os compradores da bitcoin. “Não me peça para resumir. Ela pode chegar a 20 mil dólares antes disso acontecer. Eventualmente vai explodir”, disse Dimon. “Honestamente, eu estou chocado que ninguém veja o que ela é.”

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.