Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente Donald Trump joga os Estados Unidos no isolamento após o anúncio da retirada do país do Acordo do Clima

Compartilhe esta notícia:

Durante a semana, Trump também pretende apresentar sua visão sobre a modernização de infraestruturas em um evento no rio Ohio. (Foto: Reuters)

O anúncio da saída dos Estados Unidos do acordo do clima de Paris pareceu uma declaração de guerra: criou discórdia no país e reprovação imediata em grande parte do planeta. Com o ato, controverso na Casa Branca e entre os republicanos, Donald Trump joga os EUA em uma situação desconhecida, isola mais ainda a nação e amplia a tensão política. De quebra, desacredita o pacto que tenta evitar uma catástrofe ambiental – um risco real, segundo os cientistas.

“Fui eleito para representar os eleitores de Pittsburgh, não de Paris”, disse Trump. “Vamos começar negociações para reentrar no Acordo de Paris ou numa nova transação que seja mais justa. A partir de hoje, os EUA cessarão toda a implementação do Acordo de Paris e os encargos financeiros e econômicos draconianos que o acordo impõe ao nosso país.”

Trump argumentou toda a sua decisão em questões econômicas. Afirmou que os avanços de energia limpa poderiam suprir os EUA se o país crescesse modestamente, na casa do 1% ao ano, mas como quer avançar em ritmo de 3%, 4%, precisará “de toda a fonte de energia possível”, disse, afirmando que isso devolverá a competitividade para o país, gerando riqueza e “milhares de empregos”. Dessa forma, Trump disse estar cumprindo uma promessa de campanha e que deu um passo no sentido de seguir seu slogan eleitoral: “Fazer os EUA grandes novamente”.

As reações foram imediatas e contundentes contra Trump. Até a decisão de quinta-feira, líderes globais praticamente imploraram a Trump para manter o país no acordo global, como ocorreu no fim de semana no G7, reunião das sete nações mais desenvolvidas do planeta, na Itália.

Internamente, empresários e políticos rebatem os argumentos econômicos de Trump, afirmando que fora do acordo o país ficará isolado, poderá perder a relevância em tecnologia de ponta e ver o fechamento de milhares de “empregos verdes”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O arcebispo que pediu a renúncia do Papa disse que a corrupção chega ao topo da Igreja
Ventania faz brinquedos infláveis decolarem com crianças
https://www.osul.com.br/o-presidente-donald-trump-joga-os-estados-unidos-no-isolamento-apos-o-anuncio-da-retirada-pais-acordo-clima/ O presidente Donald Trump joga os Estados Unidos no isolamento após o anúncio da retirada do país do Acordo do Clima 2017-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar