Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça Cuba e pede o fim de ajuda à Venezuela

Compartilhe esta notícia:

"Espero que todos os soldados cubanos voltem em breve e pacificamente para a ilha deles", complementou o presidente americano. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira (30) intensificar o embargo sobre Cuba e impor sanções “de maior nível” contra a ilha se as forças militares e de inteligência cubana que, segundo o governo americano, estão infiltradas na Venezuela, não interromperem as operações no país. “Se as tropas e milícias cubanas não cessarem imediatamente as operações militares e de outros tipos com o objetivo de causar a morte e a destruição da Constituição da Venezuela, vamos impor um embargo completo, junto com sanções de maior nível”, disse Donald Trump no Twitter.

“Espero que todos os soldados cubanos voltem em breve e pacificamente para a ilha deles”, complementou o presidente americano. Pouco depois das postagens de Donald Trump, o assessor de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, John Bolton, usou a mesma rede social para “condenar o papel direto de Cuba” para manter o regime de Nicolás Maduro no comando da Venezuela.

“Faremos com que Cuba e os amigos de Maduro sejam responsabilizados por qualquer violência que seja cometida hoje pelos ‘coletivos’ [grupos de civis armados que defendem o chavismo] ou pelas forças de segurança contra a população inocente da Venezuela. O mundo está assistindo”, ameaçou Bolton também por meio do Twitter.

Os Estados Unidos consideram que a campanha do líder da oposição a Nicolás Maduro, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, não funcionou até agora devido à atuação dos 25 mil cubanos que atuam dentro da estrutura militar do chavismo. O governo de Cuba, no entanto, alega que não mantém soldados na Venezuela e acusa a Casa Branca de “mentir descaradamente”.

Em entrevista coletiva, John Bolton disse que Cuba teve grande participação em evitar que o levante iniciado por Guaidó triunfasse. “Os cubanos desempenharam um papel muito importante hoje para manter Maduro no poder, possivelmente com a ajuda dos russos”, afirmou o assessor antes de Trump se pronunciar sobre o assunto. John Bolton disse ainda que Cuba, Venezuela e Nicarágua formam um eixo do mal, batizado por ele como “troika da tirania”. Nos últimos meses, em parte por influência do assessor sobre o presidente, o governo americano decidiu aumentar a pressão sobre Havana pelo apoio a Nicolás Maduro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nova máquina de lavar usa fotos de roupas sujas para realizar a melhor limpeza possível
Facebook muda de cara, e Messenger vai se integrar ao Instagram e ao WhatsApp
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-ameaca-cuba-e-pede-o-fim-de-ajuda-a-venezuela/ Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça Cuba e pede o fim de ajuda à Venezuela 2019-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar