Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, debochou da mulher que acusa juiz de agressão sexual

Compartilhe esta notícia:

Trump imitou uma das vítimas em sua fala. (Foto: Shealah Craighead/Casa Branca)

O presidente dos EUA, Donald Trump, debochou na terça-feira (2) de Christine Blasey Ford, uma das mulheres que acusam o indicado do republicano à Suprema Corte americana, Brett Kavanaugh, de agressão sexual.

Em um comício no estado do Mississippi, ele a imitou, citando trechos do depoimento dela à Comissão Judiciária do Senado que avalia a nomeação do juiz em que ela afirmava não se lembrar de parte da suposta agressão.

“‘Eu tomei uma cerveja! Certo? Eu tomei uma cerveja’. Como você foi para casa? ‘Eu não me lembro.’ Como você chegou lá? ‘Eu não me lembro.’ Onde fica esse lugar? ‘Eu não me lembro.’ Quantos anos atrás foi isso? ‘Eu não sei.’”

Após aplausos e risadas, seguiu: “Eu não sei! Eu não sei!’ Em que bairro foi? ‘Eu não sei.’ Onde fica a casa? ‘Eu não sei.’ No andar de cima? No andar de baixo? Onde era? ‘Eu não sei, mas eu tomei uma cerveja. É a única coisa da qual me lembro.’”

Ainda na tentativa de relativizar o depoimento de Kavanaugh, que admitiu ter abusado do álcool no passado, Trump questionou a sobriedade do senador democrata Patrick Leahy, um dos principais opositores. “Procure na internet ‘Patrick Leahy’ barra beber.”

Por outro lado, ele negou que conheça seu indicado profundamente. “Eu nem o conhecia. Eu o vi pela primeira vez há poucas semanas. Eu nem o conhecia. Então não é como se ‘Ah, cara, eu quero proteger meu amigo’.”

O advogado de Ford, Michael Bromwich, considerou a ação do presidente nojenta, vil e sem coração. “Ela [a cliente] tem um respeitável nível de coragem, enquanto o presidente tem um respeitável nível de covardia”, disse.

Horas antes, Trump havia adotado um tom mais moderado em relação à denunciante. Ele a havia chamado de uma boa testemunha e dito que seria inaceitável que o FBI descobrisse em sua investigação que Kavanaugh mentiu.

Na mesma entrevista na Casa Branca, ele disse achar ser um tempo muito assustador para ser homem jovem nos EUA atuais. “É um tempo muito assustador para homens jovens nos EUA, quando você pode ser culpado de algo de que você pode não ser culpado”, disse. “É um tempo muito difícil.”

Segundo Trump, você pode ter sido “perfeito” a vida inteira e “alguém pode acusar você de algo —não necessariamente tem que ser uma mulher—, mas alguém pode acusar você de algo e você automaticamente se torna culpado.”

O presidente afirmou que a máxima “inocente até provado culpado” se transformou em “culpado até provado inocente.”

Os comentários foram feitos enquanto Trump deixava a Casa Branca e se assemelham a declarações feitas por seu filho mais velho, Donald Jr., em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.

Questionado sobre se temia mais por seus filhos ou filhas em meio à reação provocada pelas acusações contra Kavanaugh, ele respondeu: “Agora, eu diria por meus filhos…Quando eu vejo o que está acontecendo agora, é assustador.”

Trump afirmou que muita coisa depende da investigação que o FBI (polícia federal americana) realiza sobre as alegações contra o juiz.

“Muita coisa vai depender do que voltar do FBI em termos de sua investigação adicional”, disse.

Ainda assim, o presidente expressou otimismo com que a votação para confirmar Kavanaugh na Suprema Corte ocorra ainda nesta semana. Segundo ele, o juiz está lutando muito por sua reputação e por sua família.

Indicações à Suprema Corte precisam de confirmação no Senado, que é controlado pelos republicanos por uma pequena margem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um vulcão entrou em erupção na Indonésia após terremoto e tsunami
Cientistas que usaram evolução para criar proteínas ganham o Prêmio Nobel de Química
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-debocha-da-mulher-que-acusa-juiz-de-agressao-sexual/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, debochou da mulher que acusa juiz de agressão sexual 2018-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar