Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o uso da expressão “missão cumprida” para ação na Síria

Compartilhe esta notícia:

O presidente americano também reiterou a ameaça de impor tarifas “aos carros que inundam o mercado americano”. (Foto: Reprodução)

Donald Trump defendeu, neste domingo (15), em sua conta no Twitter, o uso da expressão “missão cumprida” para se referir aos ataques à Síria no sábado (14). Segundo ele, a missão foi “tão perfeita, com tamanha precisão, que o único jeito que a mídia de fake news pode diminui-la foi por conta do meu uso do termo missão cumprida”.

“Eu sabia que se apegariam a isso, mas eu achei que era um termo militar tão bom que deveria ser retomado. Use-o com frequência”, escreveu ele. O uso do termo por Trump no sábado evocou comparações com George W. Bush, que, em 2003, se postou sob uma faixa em que estava escrito “Missão Cumprida” e declarou que as operações de combate no Iraque teriam terminado, seis semanas após a invasão. Mas a guerra se arrastou por anos.

Ataque

Na sexta-feira (13) que lançou uma ofensiva aérea contra a Síria, em represália ao suposto ataque químico que matou 40 pessoas na semana passada. A Casa Branca diz que o ato em questão teria sido ordem do ditador sírio, Bashar al-Assad.

Segundo Trump, o lançamento de 58 mísseis liderado por Washington teve como objetivo destruir cerca de um quinto da Força Aérea síria. A ação teve participação de militares do Reino Unido e da França, que anunciaram apoio aos EUA há dois dias.

O presidente americano também afirmou que uma ação coordenada com esses aliados está em curso, integrando esforços militares, diplomáticos e econômicos dos governos das três nações. Trump considera o suposto ataque químico da semana passada uma escalada significativa no conflito que já dura sete anos e matou mais de 400 mil pessoas no país árabe, chamando esse ato de “crimes de um monstro” e “ataque perverso e vil que deixou pais, mães, bebês e crianças agonizando”.

Trump disse ainda que americanos e seus aliados estão preparados para manter a pressão sobre Assad até que cessem os ataques com armas químicas, enfatizando, contudo, que os EUA não buscam manter presença por tempo indeterminado no conflito.

Reunião

A reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), em que o projeto de resolução russo para condenar o ataque de sexta-feira na Síria foi rejeitado, teve troca de ameaças e discursos em tom elevado.

Os embaixadores da Síria e da Rússia na ONU, que negam o uso de armas químicas, acusaram as três potências de mentir sobre seus interesses ao atacar a Síria e de fabricar fatos para justificar o ataque. Já os representantes de EUA, Reino Unido e França foram duros ao condenar o uso de armas químicas, que é proibido por convenções da ONU. Os EUA ainda ameaçaram o regime de Assad afirmando que estão “carregados e engatilhados” caso seja feito mais uso de armas químicas.

Este foi o 5º encontro do Conselho de Segurança desde o suposto ataque químico em Duma. A aprovação de qualquer resolução no Conselho de Segurança é difícil porque os EUA e a Rússia, que têm poder de veto, estão em lados opostos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Desfile de moda com roupas à prova de balas faz sucesso na internet
Brasil em Código – 6ª Conferência Internacional discute gestão, inovação e tecnologia
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-defendeu-o-uso-da-expressao-missao-cumprida-para-acao-na-siria/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o uso da expressão “missão cumprida” para ação na Síria 2018-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar